Muito se tem vindo a falar da PS5 Pro, uma consola que deverá chegar ao mercado ainda em 2024, muito provavelmente na altura em que a PS5 fizer 4 anos de mercado, ou seja, Outubro ou Novembro deste ano.
Porém, em uma geração que começou de forma tão estranha, a realidade é que muitos jogadores acreditavam que não existia espaço para uma geração Pro. Mas ela está mesmo a caminho… O que significa isto para uma potencial PlayStation 6?
Vamos por partes!
PlayStation 6: Tudo o que sabemos acerca da próxima geração?
Portanto, a Sony lançou a sua PlayStation 5 em Novembro de 2020, uma consola que não só era mais poderosa que a velhinha PS4, como também oferecia um leque extremamente interessante de novidades tecnológicas que prometiam levar a experiência de jogo para um nível completamente diferente.
Uma consola que deveria ter um ciclo de vida entre 6 e 7 anos, como costuma ser normal no mundo dos videojogos. Mas… A pandemia veio mudar o paradigma, e como tal, a PS5 deve ter um ciclo de vida de pelo menos 8 anos. Ou seja, a PlayStation 6 deve ser uma realidade no mercado em 2028, o que por sua vez também dá 4 anos de vida à PS5 Pro que deverá chegar ao mercado nos próximos 6 meses.
Ou seja, a PS5 Pro chega mesmo a meio do ciclo de vida da atual geração, com 4 anos pela frente. O que levanta uma questão…
Comprar a PS5, a PS5 Pro, ou esperar pela PS6?
A PlayStation 6 vai com toda a certeza ser uma realidade. A Sony ainda não confirmou a existência do desenvolvimento desta consola, mas vários ‘leaks’ e rumores já tocaram no assunto. É quase certo que vamos ver uma PS6 nas prateleiras em 2028.
Porém, ao contrário daquilo que aconteceu com a PS5, a PS6 deve ser uma consola 100% focada no digital. Ou seja, não vai ter leitor físico de jogos. Adeus Blu-Ray!
Se vale a pena esperar? Diria que não! Especialmente se a chegada da PS5 Pro resultar num corte de preço do modelo “Base”. Afinal de contas, ainda temos pelo menos 4 anos de espera pela frente até a PS6 chegar ao mercado.
Performance
Como deve imaginar, a PS6 vai ser significativamente mais poderosa face à PS5. Aliás, o modelo Pro já vai apresentar várias tecnologias inovadoras que o modelo base não consegue trazer para cima da mesa.
É esperado que a Sony faça uso da sua parceria com a AMD, o que por sua vez deverá resultar no uso de núcleos de processamento Zen 6, bem como uma arquitetura gráfica RDNA5. Tudo isto com muita ajuda de Inteligência Artificial, e também muita computação na Cloud.
Caso não se lembre, a Sony está a preparar-se para começar a apostar em consolas híbridas.
Ou seja, uma consola que processa parte daquilo que está a acontecer no ecrã localmente, mas que vai buscar muito do seu “sumo” aos servidores super poderosos presentes num qualquer centro de dados. É um pouco aquilo que já acontece com os smartphones Google Pixel 8 e Samsung Galaxy S24. Muito do processamento IA é feito fora do telemóvel, mas os consumidores nem notam, tal é a velocidade da ligação e processamento de dados.
Conclusão
É muito provável que o mundo das consolas esteja prestes a passar por uma fase revolucionário, em que lançar uma consola de uma dada marca começa a fazer pouco sentido. Aliás, já começa a ser possível ver as fronteiras entre fabricantes a perderem a sua força, como é a passagem de exclusivos demonstra.
Ainda assim, acredito que vamos ter pelo menos mais uma geração de consolas incrível. Depois… Bem… Logo se vê!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!