Encontrar um smartphone Android perdido ou extraviado pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o dispositivo está desligado. O sistema Encontrar o meu dispositivo da Google, embora útil, tem as suas limitações, especialmente quando o dispositivo não está ligado. Com o Android 15, a Google pretende resolver este problema através da introdução de um novo sistema que vai poder encontrar um smartphone mesmo desligado.
Android 15: vai ser possÃvel encontrar um smartphone desligado!
O site Android Police revelou como a API pode ajudar a localizar dispositivos mesmo quando estão desligados. Essencialmente, o sistema funciona através do armazenamento de beacons Bluetooth integrados na memória do controlador Bluetooth.
No entanto, há um senão: é necessário hardware especializado para que o dispositivo alimente o controlador Bluetooth, permitindo que este funcione mesmo quando o telemóvel está completamente desligado. Consequentemente, poderá ser necessária uma pequena reserva de bateria para que esta funcionalidade funcione.
Embora os rumores iniciais sugerissem que esta função poderia estrear com o Pixel 9, parece que o Pixel 8 também poderia beneficiar dele ao atualizar para o Android 15.
Além dos requisitos de hardware, são necessários esforços significativos de engenharia de software para suportar o Bluetooth Finder HAL (Hardware Abstraction Layer). Os utilizadores também devem garantir que atualizaram para o Android 15 e têm a versão mais recente do sistema Find My Device da Google.
Infelizmente, os dispositivos mais antigos, como o Pixel Fold, a gama Pixel 7 e a gama Pixel 6, têm menos probabilidades de receber esta funcionalidade. Não é claro se esses dispositivos não possuem o hardware necessário ou se as limitações são puramente baseadas em software.
No entanto, existe a possibilidade de esta funcionalidade ser alargada a determinados dispositivos mais antigos no futuro, especialmente para modelos topo de gama recentes como o Pixel Fold.
É sem dúvida uma grande novidade a chegar ao Android 15 e que pode sem dúvida fazer a diferença. É que normalmente é mais dÃficil localizar um smartphone roubado pelo facto dele ser logo desligado. Agora tudo vai mudar.
Como localizar atualmente o smartphone
É verdade que há muitas aplicações que prometem ajudar a encontrar o nosso smartphone em caso de perda e roubo. A maioria até são pagas. No entanto, não precisa de nada disso. Só precisa de aceder à sua conta Google. Através dela pode localizar o smartphone, mas pode fazer muito mais.
Existe sempre uma pequena margem de erro em relação ao sÃtio onde o equipamento pode estar. Assim pode tocar um som para identificar onde ele está. Mesmo que esteja em modo silencioso.
Para além disso podemos proteger o esquipamento e fazer com que ele saia da nossa conta Google. Para além disso até pode enviar uma mensagem para ele.
Por fim, é também possÃvel apagar o dispositivo.
Requisitos para poder procurar o smartphone
Atenção que para conseguir localizar um smartphone ele tem de ter a localização ativa ou pelo menos acesso à rede 4G ou Wi-Fi.
Para além disso e como não é de estranhar tem de ter o smartphone e o equipamento que está a usar para procurar, ligados na mesma conta Google.
Se estiver num computador
Em primeiro lugar aceda a esta ligação. Depois temos uma visão geral da interface de localização. É aà que pode aceder a todas as funções de que falei acima.
AÃ, encontra os dispositivos que usaram a sua conta recentemente e o Google começa a localizar o seu dispositivo de imediato. Tem um pequeno separador para escolher o equipamento em questão.
Se estiver num smartphone tem uma app para localizar o smartphone perdido
Se em vez de estar num computador, estiver num smartphone pode fazer exatamente da forma como referi acima. O site é totalmente responsivo e adapta-se a qualquer equipamento. No entanto, será sempre melhor descarregar a aplicação de localizar o dispositivo que está disponÃvel na Play Store. Pode descarregar aqui.
Depois de a instalar tem acesso a todas as funções na interface.
Também pode localizar o smartphone perdido através do Google Maps
Se tudo o resto falhar pode ser útil percebemos por onde é que o nosso smartphone andou antes de ter sido desligado ou ter ficado sem bateria.
Assim aceda a esta ligação. Aà vai conseguir ver todos os locais onde esteve o seu smartphone. Pode inclusivamente encontrar todas as informações por ano mês ou dia. Filtrando as datas é ainda mais fácil.
Claro que para este feito necessita de ter a localização do dispositivo ligada. Com as informações recolhidas, o Google Maps consegue dar uma representação gráfica do percurso mais recente do dispositivo.
Como vê é possÃvel localizar facilmente o smartphone de três formas diferentes.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!