Já falámos um pouco sobre as especificações finais e potencial de performance da nova PS5 Pro (PlayStation 5 Pro), a próxima consola da Sony. É um produto que não tem o objetivo de revolucionar a atual geração, mas vai facilmente meter um nível um pouco mais lá em cima.
Ou seja, não vai fazer com que a PS5 normal fique obsoleta, muito pelo contrário, visto que a consola originalmente lançada em 2020 até deverá ficar mais barata quando a PS5 Pro for uma realidade no mercado.
De forma muito resumida, todos os jogos vão continuar a ser feitos para a PS5, mas vão ser capazes de oferecer mais algum desempenho da PS5 Pro.
PlayStation 5 Pro é real e chega daqui a 6 meses!
Portanto, graças a um ‘leak’ de Moore’s Law is Dead, já sabemos muito daquilo que a PS5 Pro vai ser capaz de oferecer, contando com as seguintes ideias chave:
- GPU maior e mais complexo. Performance pura e dura vai subir 45%
- Arquitetura mais recente e capaz. Ray-Tracing vai melhorar em 300~400%, dependendo da situação.
- Aprendizagem Máquina proprietária. Até 300 TOPs a 8-bit.
- PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). IA vai começar a fazer das suas nas consolas PlayStation. (Precisa de 250mb e de apenas 2ms para fazer upscalle de FHD para 4K.)
Entretanto, os kits de desenvolvimento já estão no lado dos estúdios, sendo expectável que já existam vários jogos em desenvolvimento com uma versão “Pro”. Esta consola deve chegar na altura em que a PS5 “normal” faz 4 anos de mercado, ou seja, entre Outubro e Novembro. O seu preço deve ser um pouco superior relativamente à atual PS5, mas deverá empurrar o preço do modelo original/slim para os 300€.
Ainda nada está escrito na pedra, e podem existir adiamentos. O objetivo da Sony é lançar em 2024, mas, se a consola estiver nas prateleiras antes do lançamento de GTA VI, a missão está cumprida.