Android 15 resolve o maior problema de sempre dos smartphones!

Um dos grandes problemas de quem tem um smartphone é normalmente o espaço de armazenamento. Pouco espaço leva a muitas falhas e até a lentidão. E encher o espaço disponível é muito fácil porque os conteúdos multimédia estão cada vez maiores pela evolução que as câmaras têm sofrido ao longo dos anos. Ora o Android 15 vai dar resposta a este problema dos smartphones e tem uma grande novidade face ao Android 14 e a todas as versões anteriores.

Android 15 resolve o maior problema de sempre dos smartphones!

A Google tem uma nova funcionalidade interessante a chegar ao Android 15 chamada arquivo de aplicações. De acordo com Mishaal Rahman, que escreve para o Android Authority, esta funcionalidade vai permitir que um utilizador Android ganhe mais espaço para descarregar uma aplicação ou guardar outra fotografia, ou por qualquer outro motivo. Em vez de desinstalar uma aplicação e depois reinstalá-la quando precisar de a usar novamente, poderá arquivar uma aplicação em vez de a desinstalar; isto evitará que tenha de a configurar novamente quando precisar de a usar.

https://www.androidauthority.com/android-15-app-archiving-demo-3425621/
Fonte: AndroidAuthority.com

Atualmente, o arquivo de aplicações é uma funcionalidade da Google Play Store e não uma funcionalidade do Android. Deste modo não é tão eficaz. Mas isso vai mudar quando o Android 15 chegar e a funcionalidade for executada ao nível do sistema operativo. Rahman descobriu isso depois de detetar, numa atualização beta do Android 14 QPR2, que a Google está a suportar o arquivo de aplicações ao nível do SO. Ele foi capaz de abrir botões para “Arquivar” e “Restaurar” nas configurações.

Mas quanto espaço de armazenamento pode ganhar? 

Muito mesmo. De facto, Rahman mostra como arquiva a aplicação Uber, que ocupa 387 MB de armazenamento. Depois de premir o botão “Arquivar”, a aplicação Uber passou a ter apenas 17,64 MB, uma redução de 95,4%. Quando Rahman carrega em “Restaurar”, a aplicação é descarregada pela Google Play Store e reinstalada.

Entretanto no Android 15, os utilizadores podem ativar a versão Android do Arquivamento de aplicações. Assim pode arquivar automaticamente uma aplicação pouco utilizada – Esta funcionalidade no Android 15 abre espaço quando é necessário, sem apagar uma aplicação
No Android 15, os utilizadores podem ativar a versão Android do Arquivamento de aplicações, que pode arquivar automaticamente uma aplicação pouco utilizada.

Um sistema de arquivo completo

A versão Android do arquivo de aplicações não só arquivará manualmente as aplicações, como também arquivará automaticamente as aplicações que não utiliza com frequência. Na página de informações da aplicação, se ativar a opção “gerir aplicação se não for utilizada”, o Android remove as permissões. Depois elimina os ficheiros temporários, suspende as notificações e arquiva a aplicação se esta não for utilizada há algum tempo.

Embora Rahman tenha conseguido colocar a função em funcionamento na versão beta mais recente do Android 14 QPR só deve mesmo funcionar no Android 15.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também