No ano passado, a Google introduziu uma funcionalidade que proporcionava aos utilizadores do Google Drive uma nova forma de organizar os seus ficheiros e de os encontrar facilmente mais tarde com base em alguns filtros predefinidos. No entanto, embora útil, esta funcionalidade também era muito limitada. Isto porque só estava disponÃvel no iOS e os critérios de filtragem eram muito restritos. No entanto, isto pode mudar em breve, uma vez que o Google Drive está agora a testar categorias de pesquisa mais abrangentes na sua aplicação para Android. Vamos olhar em mais pormenor para a grande novidade do Google Drive.
Google Drive recebe uma grande novidade que fazia falta!
A Google está a expandir as opções de organização de ficheiros no Google Drive com uma nova funcionalidade de “Categorias”. Foi algo que o já nosso conhecido @AsembleDebug do The SP Android descobriu ao analisar o código da aplicação Google Drive. Ao contrário das “etiquetas” existentes, cuja criação está atualmente limitada aos administradores do Workspace, as “Categorias” prometem uma utilização mais ampla e melhores formas de manter o seu Drive arrumado. É também o caso da implementação no iOS, que está limitada à s categorias pré-estabelecidas (tipo de ficheiro, proprietários e estado da última modificação).
Como é que as “Categorias” funcionam?
A funcionalidade Categorias permite-lhe atribuir ficheiros a uma ou mais das 12 categorias predefinidas. São elas Auto, Bancária, Despesas, Casa, Identificações, Seguro de saúde, Médico, Animais de estimação, Escola, Impostos, Viagens e Trabalho.
Os ficheiros podem ser categorizados tocando no menu de três pontos junto a um ficheiro e seleccionando “Gerir categorias”. Isto facilita a marcação de documentos importantes com as etiquetas adequadas.
A vantagem de usar categorias, ao contrário de apenas adicionar ficheiros a uma pasta, é que pode aplicar mais de uma ao mesmo ficheiro. Por exemplo, pode classificar duas vezes a versão PDF de uma fatura como “Despesas” e “Viagens”, o que melhora a descoberta do ficheiro quando necessário. Imagine ter todas as suas facturas, despesas e extractos bancários organizados num único local, acessÃvel a partir do ecrã inicial do Drive. Torna muito mais prático encontrar o que precisa do que as estruturas de pastas tradicionais.
Embora inicialmente descoberta na aplicação para Android e ainda em desenvolvimento, a funcionalidade parece ter sido concebida para ser sincronizada nas versões Android, iOS e Web do Drive. Isto torna-o numa ferramenta de organização verdadeiramente universal. É importante salientar que esta funcionalidade não se destina apenas aos utilizadores do Workspace. Entretanto isto significa que qualquer pessoa com uma conta Google poderá beneficiar da mesma.
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