Todos querem o seu automóvel a funcionar da melhor forma possível e a verdade é que na maioria dos casos isto não é uma questão de sorte. De facto, tudo depende da forma como tratamos do nosso carro. Sobretudo porque a velha máxima do pôr gasolina e andar, por si só, não é suficiente. Assim a cada 2000 kms há algumas coisas que deve fazer ao seu automóvel. Assim vai garantir que tudo corre bem e até vai evitar contas avultadas no mecânico.
Alerta: a cada 2000 kms faça isto ao seu automóvel!
Inspecionar o nível do óleo do motor
Manter o nível do óleo do motor adequadamente elevado e garantir que não existem contaminantes no óleo é um passo vital na manutenção do seu automóvel. É por isso que muitos especialistas lhe dirão para mudar o óleo do motor do seu automóvel a cada 5.000 a 7.500 quilómetros. Antigamente, a regra geral para os automóveis era mudar o óleo do motor de três em três meses. No entanto muitos automóveis das últimas duas décadas não necessitam de uma mudança de óleo com esta frequência.
Seja como for não perde nada em verificar o nível do óleo do motor a cada 2000 kms. Não é provável que precise de ser substituído, mas pode ter havido uma fuga sem o seu conhecimento. Basta uma junta gasta ou uma peça instalada incorretamente para que haja uma fuga. Pode verificar o nível do óleo do motor levantando a vareta e verificando se está dentro do intervalo de quantidade recomendado. Se notar que está mais baixo do que deveria, procure sinais de fuga.
Verifique se o líquido de arrefecimento precisa de ser atestado
O sistema de arrefecimento do seu automóvel é tão importante como a sua lubrificação. Mais precisamente, o líquido de refrigeração também faz parte da lubrificação do seu automóvel. Depois de verificar o óleo do seu automóvel, a próxima coisa que deve fazer é verificar se o líquido de refrigeração está a acabar.
Algumas pessoas recomendam que verifique o seu líquido de refrigeração todas as semanas; não há nada de errado nisso. Mas, a menos que faça frequentemente viagens longas ou passe muito tempo na estrada, pode limitar a inspeção do líquido de refrigeração a cada 2000 kms. Escolha um dia no intervalo de quilómetros, abra o compartimento do motor e olhe para o reservatório do líquido de refrigeração. Normalmente, é um recipiente transparente com um tubo que vai até ao motor. Também tem marcas de nível mínimo e máximo, que pode utilizar para saber quando está a ficar sem líquido de refrigeração.
Procure lâmpadas fundidas no exterior
As lâmpadas morrem; é uma parte inevitável da sua vida. Muitos automóveis modernos têm uma forma de o informar quando uma das lâmpadas exteriores morre. Alguns podem fazê-lo através do sistema de infoentretenimento ou do painel de instrumentos, mas uma das formas mais populares é o som rápido do pisca-pisca que se ouve quando se usa um sinal de mudança de direção. Este som indica que o sistema de luzes de mudança de direção do automóvel está a utilizar menos energia do que deveria – o que frequentemente significa que uma lâmpada está fundida.
As lâmpadas exteriores que não são de faróis são uma caraterística de segurança de condução subestimada mas importante. Existem para manter a sua condução previsível para que os outros condutores possam antecipar o seu próximo passo. Por exemplo, as luzes de travão indicam aos outros quando está a parar e os sinais de mudança de direção indicam aos condutores que está prestes a fazer uma curva. Por isso verifique isto.
Verifique correias e tubos
Os automóveis podem parecer uma tecnologia avançada, mas simples correias, polias e tubos alimentam a maior parte deles. E estas coisas, como todas as coisas, podem falhar. Uma vez que são maioritariamente feitas de borracha ou de compostos semelhantes à borracha, são especialmente propensas ao desgaste, apesar de serem vitais para o funcionamento de um veículo.
Verifique se existem fissuras, desgaste e fugas aproximadamente a cada 2000 quilómetros. Se as negligenciar, podem causar avarias bastante graves nos locais mais improváveis.
Medir a pressão dos pneus
Os pneus são outra parte integrante do seu automóvel que necessita de uma inspeção frequente. A rotação dos pneus recebe frequentemente toda a atenção, mas deve verificar a pressão dos pneus com a mesma frequência com que verifica os sinais de desgaste dos pneus. A pressão insuficiente (ou excessiva) leva a um mau manuseamento, reduz a vida útil dos pneus e aumenta o desgaste irregular.
Consulte o manual do seu automóvel para saber qual é o melhor PSI para os seus pneus e obtenha um medidor para verificar se os pneus se mantêm nesse intervalo. É improvável que a pressão dos seus pneus mude drasticamente todos os meses, mas quando isso acontecer, ficará grato por o ter detectado a tempo. Também pode ser uma boa forma de detetar fugas e furos no pneu.
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