No mundo Android, não é de todo normal receber dúvidas dos leitores acerca da compra de um aparelho apenas e só no seu período de lançamento. Afinal, ao contrário daquilo que acontece no lado da Apple, deste lado da barricada, os smartphones desvalorizam de forma muito mais significativa, e na realidade de forma muito mais rápida.
Sendo exatamente por isso que os fãs do ecossistema metem um aparelho debaixo de olho, e depois vão vendo como é que os preços baixam ao longo das semanas, ou meses, antes de o decidir comprar.
O problema é que é também nestas alturas em que percebemos se a fabricante foi capaz de corrigir todos os problemas de lançamento, o que não só pinta um pouco a figura para o estado atual do smartphone, mas também o seu suporte prolongado. (São mais do que muitas as fabricantes que lançam um aparelho, e depois esquecem-se que este existe!)
Dito isto, depois de vários anos a dizer que não a Portugal, a Google decidiu finalmente lançar os Pixel 8 e Pixel 8 Pro neste cantinho da Europa. O sucesso foi mesmo qualquer coisa. Mas… Ainda vale a pena?
Google Pixel 8. Já passaram 6 meses! Vale a pena?
Portanto, a Google fez uma grande aposta com os novos Pixel 8, o que até tem resultado num enorme sucesso a uma escala global. Dito isto, o ecossistema de produtos Pixel tem a grande missão de mostrar aos consumidores aquilo que o Android vale no máximo das suas capacidades.
O que é que isto tem significado para os Pixel 8 em Portugal? Bem… Melhorias em tudo, ou em quase tudo!
Temos recebido atualizações de segurança e de funcionalidades todos os meses, e na realidade também várias correções a problemas que o Pixel 8 trouxe para cima da mesa no seu ciclo de vida.
Temos de meter um grande foco no acrescento de funcionalidade baseadas em Inteligência Artificial, como é o Circle To Search que chegou ao mercado com os Galaxy S24, e até várias melhorias no processamento de imagem no lado da fotografia. Melhorias muito interessantes, num smartphone que na altura da sua review, afirmámos que era uma máquina fotográfica para “totós”. Basta apontar, e 99% das vezes, vai ter uma fotografia incrível! Aqui vale a pena dizer que a Google até tem melhorado os controlos da aplicação de câmara, dando muito mais ajustes manuais, em vez de oferecer apenas muita e boa IA.
Curiosamente, um dos grandes problemas dos Pixel 8 também tem vindo a ser corrigido, que está no lado do sobreaquecimento do processador Tensor G3.
Afinal de contas, como deve saber, este SoC não é de todo comparável a um Snapdragon 8 Gen3, ou até a um Exynos 2400. Sendo exatamente por isso que vários rumores apontam para um Tensor G4 bastante mais poderoso com o Pixel 9. É na realidade um processador mais focado naquilo que a Google quer fazer na sua gama de produtos, passando muita da sua carga para os servidores da gigante da pesquisa, ou seja, para a “Cloud”. Por vezes, isto resultava num sobreaquecimento indevido, e como consequência disso mesmo, níveis de performance inconsistentes, e autonomia de bateria um pouco mais baixa.
Aqui temos de dar mais um rebuçado à Google, visto que a gigante tem vindo a resolver o problema, como é o exemplo da mais recente atualização de Março.
Longevidade?
A Google promete 7 anos de atualizações de software para os Pixel 8. O que honestamente acho um exagero, porque nenhum entusiasta vai ficar com o mesmo smartphone durante tanto tempo. Porém, uma coisa é certa, todas as atualizações e novidades têm chegado aos Pixel 8 no dia 0.
É verdade que a Google está a deixar para trás os Pixel 7 e até o Pixel Fold, deixando esses aparelhos numa segunda linha. Mas, a promessa começou com os Pixel 8, e como tal, vamos julgar a partir desta gama. Até aqui, tem sido impecável.
Preço? Como está?
Em Portugal, a Google foi inteligente e apostou no imediato em parcerias com operadoras e lojas de renome. Que por sua vez, têm feito campanhas muito inteligentes e consistentes junto dos seus clientes.
Tanto o Pixel 8 como o Pixel 8 Pro já desceram bastante de preço ao longo destes últimos 6 meses, sendo possível encontrar o Pixel 8 a 559€, bem como o Pixel 8 Pro a 789€ fora destas lojas mais tradicionais e sites das operadoras (Link). Ainda assim, eu daria uma vista de olhos às promoções que vão aparecendo, para ter uma ideia daquilo que é ou não mais vantajoso.
Conclusão
O que disse na review do Pixel 8 Pro continua a ser verdade. Este aparelho é uma lufada de ar fresco, e na altura troquei o meu S23 Ultra para ter uma experiência mais pura Android.
Uma decisão que não me arrenpendo de tomar, nem já dentro da nova geração de aparelhos de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!