YouTube acaba com as recomendações de vídeos para alguns

A página inicial do YouTube está normalmente repleta de recomendações quando se visita o site pela primeira vez. Se tiver sessão iniciada ou se tiver construído um histórico local, estes vídeos podem muitas vezes ser genuinamente interessantes para si. Normalmente, não é esse o caso quando se visita o site de entretenimento pela primeira vez sem ter iniciado sessão. Parece que a Google finalmente compreendeu isso. É que o YouTube deixou de mostrar quaisquer recomendações de vídeos para novos utilizadores que não tenham iniciado sessão.

YouTube acaba com as recomendações de vídeos para alguns

Quando se visita a página inicial do YouTube num separador anónimo ou sem um início de sessão ativo, é apresentada uma página vazia e um banner. “Tente pesquisar para começar. Comece a ver vídeos para nos ajudar a criar um feed de vídeos que vai adorar”. E é exatamente assim que funciona. Se começar a ver dois ou três vídeos, a página inicial vai encher-se de recomendações. O Bleeping Computer, que descobriu a mudança, também experimentou o mesmo comportamento em seus testes.

Embora possa pensar que o novo comportamento é limitado regionalmente devido a leis de privacidade como o GDPR da Europa ou o CCPA da Califórnia, a verdade é que acontece em todo o lado.

Entretanto a página inicial vazia será provavelmente uma mudança bem-vinda para muitas pessoas. No passado, a página inicial mostrava normalmente alguns vídeos de tendências que podiam não ser de todo relevantes para a pessoa que estava a ver o YouTube. E aqueles que ainda gostariam de começar a sua viagem no YouTube com conteúdo recomendado podem encontrá-lo nas opções Explorar na barra lateral, incluindo Tendências.

YouTube no Android 14, YouTube ver vídeos, YouTube YouTubers

Anteriormente, a Google deixou de mostrar recomendações aos utilizadores com sessão iniciada que tinham o histórico de visualização desativado. No entanto, a empresa mudou de ideias e reintroduziu as recomendações para todos os utilizadores com sessão iniciada no final de 2023, reconhecendo que tal aconteceu por engano.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também