Apesar do facto de a estratégia não se ter repetido no ano passado, visto que não tivemos nenhum lançamento de um SoC Snapdragon “Plus”. A verdade é que, como a MediaTek está cada vez mais ousada, e a Samsung está pronta a apostar cada vez mais em processadores próprios (Exynos), a Qualcomm decidiu mexer um pouco na sua estratégia para o mercado de 2024. São necessárias mudanças!
Dito tudo isto, se o ‘S’ normalmente significa ‘Speed’ (Velocidade) no mundo mobile, desta vez vai representar nÃveis de performance ligeiramente mais baixos, e claro, preços também eles um pouco menos exagerados.
Qual é o impacto deste lançamento no ecossistema Android em 2024? Diria que vai passar ao lado de muitos consumidores. Mas, vamos analisar!
Snapdragon 8s Gen3 a caminho do mundo Android. E então?
Portanto, ao que tudo indica, vamos presenciar a chegada de um Snapdragon 8s Gen3 ao mundo Android na segunda metade do ano de 2024. A Qualcomm já começou a fazer ‘teases’, já conhecemos a data do anúncio, Porém, ainda não temos ideia dos aparelhos que vão fazer uso deste SoC.
O que é isto?
Este é um SoC que não vai seguir a mesma estratégia de antigamente da Qualcomm. Ou seja, este processador não é mais poderoso e mais complexo face ao atual topo de gama Snapdragon 8 Gen3.
A ideia aqui é oferecer algo um pouco mais barato, de forma a contornar todo o queixume que tem existido à volta dos exagerados preços que a Qualcomm tem trazido para o mundo mobile.
Porém, a não ser que o preço seja realmente muito vantajoso para as fabricantes do mundo Android, não é expectável que exista um grande nÃvel de adoção a este novo processador mais focado na qualidade-preço. Ou seja, num mercado dominado pela Samsung e Xiaomi, não é de todo expectável que existam grandes lançamentos baseados neste novo SoC.
Dito tudo isto, o Snapdragon 8s Gen3 deve ser anunciado no dia 18 de Março, ou seja, daqui a mais ou menos uma semana.
O que muda?Â
É expectável que a parte do CPU seja muito parecida, possÃvelmente com frequências um pouco mais baixas. Isto com 1 núcleo Cortex-X4 a 3.01GHz, 4 núcleos Cortex-A720 a 2.61Ghz e por fim 3 núcleos Cortex-A520 a 1.84Ghz. Porém, no lado do GPU, vamos ter um Adreno 735 em vez do atual Adreno 750 utilizado no Snapdragon 8 Gen3.
No fundo, o Snapdragon 8s Gen3 vai ser uma versão um pouco mais limitada do atual SoC topo de gama, sendo esperada uma queda de performance à volta dos 10~15%, dependendo do caso de uso.
É também expectável que este SoC sirva para aproveitar alguns dos chips que a TSMC produziu nas suas linhas de 4nm nos últimos meses para a Qualcomm, mas que claro, foram incapazes de dar vida aos mais poderosos e caros Snapdragon 8 Gen3.
Agora é esperar para ver o que isto vai dar!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!