WhatsApp vai tornar mais visíveis os indicadores de encriptação

A encriptação é um dos aspectos cruciais das aplicações de mensagens da atualidade, garantindo que as conversas permanecem sempre protegidas. Embora o WhatsApp tenha oferecido encriptação ponto a ponto em em conversas e videochamadas há algum tempo, nem sempre as pessoas se apercebem disto. Para além disso pode haver alguma razão para a conversa não ficar protegida. Assim o WhatsApp vai aumentar a visibilidade dos indicadores de encriptação. Assim a versão mais recente da app contém um desses indicadores diretamente abaixo do nome do contato ou do grupo.

WhatsApp vai tornar mais visíveis os indicadores de encriptação

O relatório do WABetaInfo revela que a função foi vista pela primeira vez em janeiro com o WhatsApp beta para Android versão 2.24.3.17. No entanto, este indicador está agora a fazer a sua aparição mais ampla com a última versão beta (versão 2.24.6.11), de acordo com a publicação. O indicador simplesmente diz “encriptado ponto a ponto” e é precedido por um pequeno cadeado.

Este banner não estará sempre vísivel, no entanto. O WABetaInfo diz que ele aparecerá apenas brevemente e, eventualmente, dará lugar ao último indicador visto. Claro que os utilizadores podem sempre ir ao separador Encriptação a partir da página de informações de contacto para verificar manualmente a encriptação. Ainda assim é algo que dá mais trabalho. Seja como for isto é sem dúvida útil para as pessoas que são novas no WhatsApp e podem estar em dúvida sobre seus padrões de encriptação.

Há cerca de três anos, as pessoas estavam a abandonar o WhatsApp em massa e a migrar para aplicações de mensagens alternativas, como o Signal. No entanto, o serviço de propriedade da Meta percorreu um longo caminho desde então, acabando por desistir da sua controversa política de privacidade e tornando-se num dos serviços de mensagens mais fiáveis.

Entretanto este novo indicador de encriptação também pode aparecer nas versões 2.24.6.7, 2.24.6.8 e 2.24.6.10 da versão beta do WhatsApp para Android, de acordo com o WABetaInfo, pelo que já faz parte do ciclo beta há algum tempo. Isto também nos diz que a sua aparição na versão estável não deve estar longe.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também