Spotify tem aumento de preços mas só neste país europeu!

Num anúncio feito hoje, a popular plataforma de streaming de música Spotify revelou um aumento de preços das assinaturas Premium em França. Como consequência de uma nova lei fiscal no país, os consumidores terão de pagar parte da despesa que o Spotify tem de suportar.

Spotify tem aumento de preços mas só neste país europeu!

A publicação no blogue da empresa referiu que o governo francês cobrou um novo imposto denominado “imposto CNM”. Em França, existe um organismo público regulador chamado Centro Nacional da Música, criado em 2020. O objetivo é acompanhar a indústria musical francesa e apoiar a indústria ao vivo e as editoras discográficas com ajuda financeira.

Com o imposto em vigor, o CNM actuará como intermediário. O Spotify argumentou que, apesar de se opor ao imposto, o governo decidiu obrigar os serviços de streaming de música online a pagar. Isto para que o organismo público se possa financiar.

Spotify tem aumento de preços mas só neste país europeu!

No entanto, o Spotify mostrou-se preocupado com os fundos e com a forma como serão canalizados para apoiar os artistas e a indústria musical. O Spotify escreveu:

“Esta taxa vai gerar cerca de 15 milhões de euros, quando o orçamento administrativo da CNM (despesas de gabinete, pessoal, despesas de capital, controlo dos meios de comunicação social ou formação profissional, etc.) se situa nos 20,2 milhões de euros. O nosso receio é que, possivelmente, menos de metade do seu orçamento global de 146,9 milhões de euros seja canalizado para uma ajuda efectiva à música”.

Com o imposto, o governo francês receberá cerca de dois terços de cada euro gerado pela plataforma de streaming.

O Spotify também acrescentou que o modelo de negócios atual “simplesmente não pode absorver quaisquer impostos adicionais”.

Numa entrevista em 2023 com um site de notícias francês, o CEO do Spotify mencionou que a empresa tem um equilíbrio financeiro frágil. Assim o imposto coloca-a em desvantagem. Como tal, os resultados da nova lei manifestar-se-ão no aumento das taxas para os assinantes franceses. De tal forma que os preços serão os mais elevados de toda a União Europeia.

Até ao momento, a empresa ainda não divulgou a estrutura exacta dos preços, mas uma notícia anterior dava conta de um aumento de cerca de 10%.

O imposto CNM foi introduzido pela primeira vez pelo Presidente francês Emmanuel Macron em dezembro de 2023. Para além do Spotify, empresas como a Apple, Deezer e Meta também criticaram o imposto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também