Revelada a razão para o fim do Android no Windows 11!

A Microsoft anunciou esta semana, de forma inesperada, que o Windows 11 iria abandonar o seu Subsistema para Android que permitia que o SO executasse aplicações Android. Agora, já se está a descobrir o motivo para esta decisão.

Revelada a razão para o fim do Android no Windows 11!

O Subsistema do Windows para Android estreou no Windows 11 com a capacidade não apenas de executar apps Android no seu PC, mas também de ter acesso à Amazon Appstore para baixar aplicações facilmente. Foi uma ideia muito boa, mas que foi definitivamente subutilizada, dadas as limitações inerentes à Amazon Appstore.

Acontece que foi essa falta de utilização a culpada pela morte da funcionalidade.

Um funcionário da Microsoft no Twitter / X esta semana revelou algumas coisas. Assim parece que foi efetivamente um conjunto de razões.

O Subsistema do Windows para Android é uma parte do sistema operativo. No entanto não é totalmente gratuito para a Microsoft. Isto porque requer uma equipa de apoio dedicada. Acontece que o dinheiro para essa equipa veio das receitas geradas com a Amazon Appstore. Assim, a falta de aplicações na loja levou a uma baixa utilização da funcionalidade pelos utilizadores. Isto por sua vez, levou a um rendimento mínimo para a Microsoft e, agora, à morte da funcionalidade.

Numa publicação, é também revelado que a Microsoft aparentemente queria que a Google trouxesse aplicações para o Windows. Isto teria sido uma proposta de valor muito diferente para os utilizadores. Mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Será que a Microsoft vai tentar novamente? Não parece estar totalmente fora de questão, mas as probabilidades são mínimas, na melhor das hipóteses. A funcionalidade em si era útil, mas se não for sustentável para a Microsoft, faz sentido que não continue.

Seja como for é uma pena o fim do Android no Windows 11, já que muitas pessoas apreciavam esta funcionalidade.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também