Há muito tempo que o Google Chrome oferece um modo de ecrã inteiro nos computadores. No entanto a forma de aceder e fechar nunca foi particularmente standard em todas as plataformas. No entanto, isso pode estar a mudar, uma vez que a Google introduziu uma flag que lhe dá um atalho de teclado fácil de utilizar para sair do modo de ecrã inteiro no Chrome. É muito mais intuitivo do que as diferentes opções atualmente disponÃveis.
Google vai simplificar o modo de ecrã inteiro no Chrome
O novo atalho poderá estar disponÃvel para testes em breve. A Google adicionou a flag em chrome://flags/#press-and-hold-esc-to-exit-browser-fullscreen sendo que o nome é bastante auto-explicativo no Chrome Canary 124, conforme detectado por @Leopeva64 no X. A descrição que o acompanha diz: “Permite que os utilizadores pressionem e mantenham pressionada a tecla Esc para sair do browser em ecrã total”. Embora a flag atualmente não esteja funcional, ela provavelmente estará disponÃvel em todas as plataformas de desktop.
Atualmente, o acesso e a saÃda do modo de ecrã inteiro funcionam de forma diferente nas várias plataformas. No Windows, é necessário premir F11, que pode ter de ser combinado com o botão Fn ou outra combinação, dependendo do teclado. Isto pode dificultar a saÃda e a entrada. No macOS, é necessário utilizar o atalho Cmd+Ctrl+F predefinido pelo sistema, que algumas pessoas que apenas pretendem sair rapidamente do ecrã inteiro poderão não conhecer bem.
Tornar possÃvel premir e manter premida a tecla Esc torna o atalho consistente em todas as plataformas e oferece uma opção de um único botão em vez de uma combinação de várias teclas que pode ser menos intuitiva. Uma opção de premir e manter premido para o Chrome também não seria algo totalmente novo. Para encerrar totalmente o Chrome no macOS, já é necessário premir e manter premido Cmd+Q por predefinição (embora também seja possÃvel tocar duas vezes na combinação).
Com a flag não funcional, não sabemos exatamente quão obrigatório será o novo atalho de teclado. É possÃvel que ele coexista com a forma existente de abrir e fechar o modo de ecrã inteiro, mas também pode substituir os atalhos existentes no Mac e no Windows. Só o tempo dirá como esta situação se irá desenrolar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!