A Lei dos Mercados Digitais da Europa (DMA) entra em vigor esta semana, obrigando as grandes empresas tecnológicas a alterar as suas plataformas e serviços na região. Agora, a Google delineou as alterações que os utilizadores da UE devem esperar esta semana.
O que muda já na Google com a Lei dos Mercados Digitais?
Por um lado, o Google diz que está a trazer um ecrã adicional de escolha do utilizador para os novos smartphones Android. Assim estes equipamentos passam a apresentar um ecrã de escolha de browser durante a configuração do dispositivo. Isto vem juntar-se aos ecrãs de escolha de browser e motor de busca já presentes nos dispositivos Android na UE quando se abre a Play Store.
O Chrome no computador e no iOS também passará a ter ecrãs de escolha do motor de pesquisa como parte da conformidade da Google com a nova lei.
Entretanto a Google afirma que também efetuou mais de 20 alterações à sua experiência de pesquisa como parte dos novos regulamentos. Estas incluem novas unidades agregadoras. As novas unidades agregadoras destinam-se a ajudar os utilizadores a encontrar resultados de sites de terceiros em áreas como voos, empregos e produtos. Curiosamente, o Google Flights foi retirado da página de resultados de pesquisa, aparentemente a favor da nova unidade agregadora.
Entretanto a Google revelou que as aplicações da Play Store podem agora ligar-se a ofertas fora da aplicação.
Para além disso a Gigante dos motores de busca também já tinha ativado opções de faturação alternativas nas aplicações da Play Store na UE, permitindo aos programadores oferecer o seu próprio sistema de faturação juntamente com o sistema de faturação da Google. Agora, a Google está a trazer esta opção de faturação alternativa para os programadores de jogos. Os criadores de jogos também podem optar por oferecer o seu próprio sistema de faturação sem terem de implementar o sistema da Google.
Por último, os utilizadores da UE podem agora visitar a página de definições das suas contas Google. Isto se quiserem continuar a associar os vários serviços que utilizam. Desativar esta opção significa que a Google não pode utilizar os dados do utilizador de um serviço para personalizar conteúdos e anúncios noutros serviços Google. A Google refere que o utilizador pode optar por ter todos os seus principais serviços associados, nenhum deles associado ou escolher quais os serviços associados.