Como saber se vale a pena reparar um furo no pneu!

A substituição dos pneus pode ser dispendiosa. Felizmente, os pneus modernos são bastante resistentes e podem durar muitos anos de utilização. Também podem ser reparados quando se furam. Isto se o furo for de tamanho razoável e afete apenas o piso do pneu. Embora isto resuma a ideia geral de tudo o que precisa de saber sobre os furos nos pneus, as nuances desta informação podem não ser claras. Assim vamos dizer-lhe como pode saber se vale a pena reparar um furo num pneu!

Como saber se vale a pena reparar um furo no pneu!

O piso do pneu é a parte do pneu que entra em contacto com a estrada. É o lado mais suscetível de ser perfurado se passar por cima de algo afiado, como um prego. A parte mais próxima do piso são os flancos. Na parede lateral exterior, é frequente as marcas de pneus colocarem os seus nomes, logótipos e outras informações sobre o pneu que o utilizador poderá querer saber.

mudar de pneus, sinais da direção do automóvel

Se a parede lateral do pneu ficar danificada, o pneu já não está apto para a estrada. Não importa se o buraco é pequeno ou grande. Os danos na parede lateral comprometem a sua segurança e, potencialmente, a dos outros. Assim o pneu tem de ser substituído.

Esta regra, no entanto, não se aplica ao piso do pneu, que pode ser reparado através de remendo ou uma combinação dos dois – desde que o buraco não seja demasiado grande.

Que tamanho é considerado demasiado grande para ser reparado?

O furo nunca deve ter mais do que 6 mm. Se tiver mais esqueça. Embora tapar o furo ou remendar por si só possa ajudar a manter o pneu a funcionar durante mais algum tempo, estas não são necessariamente soluções a longo prazo. A melhor e mais recomendada forma de reparar um pneu é utilizar a combinação de um tampão para preencher o buraco e um remendo para o selar. Mas, antes de o fazer, o pneu deve ser desmontado do veículo e inspeccionado para detetar mais danos . Não se devem fazer reparações de pneus enquanto o pneu ainda estiver preso ao carro.

Carro, iuc, ruído pneus

Além disso, as reparações de pneus não se podem sobrepor. Se os seus pneus tiverem sofrido danos em áreas que se encontram, esse pneu deve-se eliminar.

Ignorar este procedimento pode ser uma das principais causas da falha do pneu, uma situação perigosa que pode ameaçar a sua vida. Além disso, quando estiver a utilizar um pneu remendado, tente inspecionar a pressão do pneu com a maior frequência possível para garantir que a reparação está a aguentar.

O que fazer quando se descobre um furo no pneu?

A maior parte das vezes, descobre-se um buraco no pneu quando o carro já está estacionado. Isto porque a maioria das lesões nos pneus são pequenas e podem ainda ter o objeto que as provocou alojado no interior. Isto significa que o ar se vai infiltrar lentamente. Por vezes, pode não se notar qualquer diferença até várias horas após o incidente. No entanto, se notar vibrações estranhas provenientes do seu pneu enquanto conduz, pare imediatamente e inspecione os pneus para ver se estão danificados.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Se conseguir encontrar o furo, borrife um pouco de água com sabão para ver quanto ar está a sair. Se o ar borbulhar rapidamente, talvez seja necessário mudar para um pneu sobresselente. Mas se houver poucas ou nenhumas bolhas, pode pegar no carro e dirigir-se ao centro de assistência mais próximo para o verificar. Isto funcionará independentemente de o objeto que causou o furo ainda estar lá dentro ou não.

Embora não seja recomendável reparar um pneu por si próprio, pode verificar se está na altura de o reparar ou substituir medindo o furo. Utilize uma régua ou uma fita métrica para ver qual é o diâmetro do furo. Se passar os 6 mm, é altura de comprar um novo. Além disso, pode ser necessário trocar todos os pneus ao substituir o danificado, porque não tem o mesmo nível de desgaste e os padrões do piso podem ser diferentes e enfraquecer a estrutura do carro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também