Estamos finalmente mais perto de toda uma nova geração de placas gráficas, onde aparentemente, vamos ter uma NVIDIA novamente sozinha na gama mais alta, isto enquanto a AMD se foca a 100% na gama média, ao mesmo tempo que aposta na arquitetura seguinte, que além de dar vida à PlayStation 6, deverá trazer várias inovações técnicas necessárias, e que por sua vez poderão equilibrar o campo de jogos (AMD vs NVIDIA).
Ainda assim, apesar de não existir concorrência, tudo indica que a NVIDIA vai continuar a apostar forte e feio nas suas placas topo de gama, muito provavelmente a preços superiores quando chegar a altura do lançamento. Ao fim e ao cabo, foi a própria gigante das placas gráficas a avisar que o stock vai ser reduzido, e que a complexidade de produção continua a ser um problema.
RTX 5090: 60~70% mais rápida. Mas… Cara que dói!
Portanto, ao que tudo indica, a nova geração de placas gráficas RTX 50 baseada na arquitetura Blackwell (3nm TSMC) vai trazer grandes melhorias no campo da performance, mas também na eficiência energética.
Estamos a falar de um aumento de performance similar ao que vimos entre a RTX 3090 e RTX 4090, ou seja, 1.7x. Sendo ainda preciso salientar um aumento de 52% na largura de banda, um aumento de 78% na quantidade de memória cache L2, um aumento de 15% nas frequências de relógio. Além de tudo isto, temos ainda o uso de memória GDDR7.
Mais concretamente, tudo depende de como a NVIDIA decidir “cortar” o GPU GB102 que dá vida ao mercado de placas IA.
Ou melhor que isso, a quantidade de GPUs GB102 que poderão sair das linhas com defeito. GPUs que poderão ser aproveitados para criar esta RTX 5090.
Afinal de contas, com as placas IA a dar tanto dinheiro à NVIDIA… Não é expectável que esta vá tirar stock à gama mais lucrativa, para o meter no segmento de jogos.
Ainda assim, é expectável que a RTX 5090 chegue ao mercado cerca de 400€ mais cara. Isto com uma data de lançamento apontada para o final de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!