NVIDIA também quer lançar uma consola portátil! É a loucura!

Apesar do domínio no mundo das placas gráficas para computador, e também do novo e lucrativo domínio no emergente espaço dominado pela Inteligência Artificial, a verdade é que a NVIDIA nunca foi capaz de meter as suas mãos no também imensamente lucrativo mundo das consolas, sejam estas caseiras ou portáteis.

A AMD sempre foi capaz de oferecer designs personalizados, e melhores preços, sendo exatamente por isso que as últimas gerações de consolas da Sony e Microsoft têm como base hardware da velha rival da NVIDIA.

Bem, a NVIDIA foi capaz de molhar os “pés” neste mundo com a Nintendo Switch de 2017.

Porém, o SoC que dá vida à consola da Nintendo é tão simples, e tão barato, que a NVIDIA parece estar apenas com fome de mais e melhor.

Por isso, numa altura em que as consolas tradicionais parecem estar a perder força, e temos várias fabricantes icónicas do mundo dos computadores a apostar em hardware próprio (ASUS ROG Ally, Lenovo Legion Go, etc…), eis que a NVIDIA também parece ter alguma vontade de meter a colher na sopa.

NVIDIA também quer lançar uma consola portátil! É a loucura!

Exemplo de consola portátil de alta performance

Portanto, depois da ASUS (Ally), Lenovo (Legion Go) e MSI (Claw) terem lançado consolas portáteis extremamente interessantes, as duas primeiras tendo como base um APU da AMD, e a segunda a ter como base um novo processador mobile da Intel, eis que a NVIDIA parece estar com vontade de também entrar na brincadeira.

Ou melhor, a NVIDIA não está feliz com o aparente domínio da rival AMD neste espaço. Além disso, também não está feliz com as recentes tentativas da Intel de também entrar neste espaço. Em suma, sente que está a perder o barco. Por isso, a ideia é lançar uma consola portátil com um hardware similar aquele que vai dar vida à Nintendo Switch 2 em 2025, porém, com níveis de performance significativamente mais elevados.

Algo interessante, porque a NVIDIA já deu a ideia de que teve algum interesse neste mercado há alguns anos atrás. Ainda se lembra da SHIELD Portable? Porém, essa consola acabou por nunca dar em nada, ao não ter muito sucesso.

Mais concretamente, a NVIDIA parece estar interessada em trabalhar com um parceiro. Isto da mesma exata forma que a AMD é apenas um fornecedor de hardware e não faz lançamentos próprios.

Porém, se não existir um parceiro, a NVIDIA não tem problemas em investir no espaço, de forma a lançar o seu próprio hardware. Como estou farto de dizer… O mundo das consolas está a mudar!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também