Muito já se falou do padrão de carregamento Qi2! Mas… Já se passou mais de 1 ano desde o seu anúncio em Janeiro de 2023, e ainda não temos aparelhos Android com suporte à tecnologia. O que aconteceu?
Onde estão os smartphones com Qi2? Já passou mais de 1 ano!
Portanto, de forma muito resumida, o padrão de carregamento sem fios Qi2 iria levar o popular MagSafe do iPhone para todo o ecossistema de smartphones. Sim, estamos a falar de um padrão de carregamento que se iria basear nos mesmos exatos ímanes que dão vida ao sistema de carregamento da Apple para o iPhone.
Porém, apesar do seu anúncio há mais de 1 ano, a realidade é que não temos ainda aparelhos com suporte à tecnologia no mercado. Sim, é verdade que já temos carregadores Qi2 no mercado, porém, no lado dos smartphones… Pouco ou nada!
Qual é a razão?
Na realidade é simples, e nem é por falta de interesse das fabricantes. Infelizmente, apesar do facto de a tecnologia ter sido anunciada em Janeiro de 2023, a realidade é que o programa de certificação começou apenas em Dezembro de 2023, e como tal, a grande maioria das fabricantes falhou o processo e adiou o suporte à tecnologia para 2024 ou 2025.
Porquê tanto tempo para implementar uma tecnologia aparentemente simples? Bem, como deve imaginar, o smartphone que é lançado hoje, não foi desenvolvido na semana passada.
Os lançamentos que estamos a ver em 2024, foram planeados há vários anos. Além disso, em várias gamas de produtos, as fabricantes aproveitam o mesmo design para criar várias gerações de produtos. O que obviamente vai contra a integração de uma tecnologia como esta.
Dito tudo isto, é esperado que já existam alguns aparelhos com suporte ao Qi2 ainda em 2024 dentro do ecossistema Android. Mas, muito honestamente, é provável que a coisa ganhe alguma tração apenas em 2025.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Tecnologia interessante? Fique a saber que pode desde já comprar uma capa com MagSafe para o seu Android e usufruir das vantagens sem qualquer problema.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!