Microsoft Copilot já consegue substituir o Assistente da Google!

A personalização do Android é um dos seus principais pontos fortes, permitindo-lhe personalizar o sistema operativo como quiser. Assim, embora todos os telemóveis Android sejam fornecidos com o Google Assistant como assistente predefinido, pode utilizar qualquer assistente de voz que desejar, desde que este suporte esta funcionalidade. No início de janeiro de 2024, surgiram sinais de que o ChatGPT da OpenAI poderia em breve suportar tornar-se o assistente predefinido no Android. Embora isso ainda não tenha acontecido, a Microsoft atualizou a app Copilot para Android que tem agora a capacidade de substituir o Assistente da Google.

Microsoft Copilot já consegue substituir o Assistente da Google!

Esta novidade faz parte da versão beta mais recente do Copilot para Android v27.9.420225014. Assim se estiver no canal beta, descarregue a atualização na Play Store. Depois vá até Configurações> Aplicações > Aplicativos por defeito> Aplicação de assistente digital e selecione Copilot na lista.

Curiosamente, o Copilot da Microsoft é alimentado por GPT-4. É o mesmo LLM da OpenAI que atualmente alimenta o ChatGPT. Além disso, a aplicação Copilot da Microsoft para Android chegou o Natal passado, enquanto a app ChatGPT já existe há alguns meses. Portanto, é surpreendente que a Microsoft tenha superado a OpenAI na adição de suporte de assistente digital ao seu chatbot.

substituir o Assistente da Google

No entanto, a execução ainda não é perfeita. Depois de definir o Copilot como o assistente padrão no smartphone Android, acionar o chatbot abre a aplicação principal onde tem de tocar no microfone. Em comparação, se tiver substituído o Assistente pelo Gemini, este mostrará uma sobreposição e começará automaticamente a ouvir a sua voz. Ou seja, é mais imediato ao cortar um passo.

Dado que a capacidade de definir o Copilot como assistente padrão está disponível apenas no canal beta, a Microsoft provavelmente está a trabalhar para refinar ainda mais a sua implementação. Assim, a empresa poderia abordar essas limitações antes de lançar a função para o canal público do Copilot.

Se não faz parte do programa beta do Copilot no Google Play, pode obter o APK da versão beta mais recente do APKMirror, fazer o sideload da aplicação e definir o chatbot da Microsoft como o assistente padrão no seu smartphone. Mas considerando que ainda não está ao seu melhor nível talvez valha a pena esperar mais um pouco.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também