Fazemos muitas coisas antes de sairmos para a rua numa manhã fria de inverno. Entretanto quando chega a altura de sair de casa e chegamos ao carro, várias pessoas deixam o motor a trabalhar durante algum tempo para aquecer o carro e os componentes. De facto, muitas pessoas acreditam que é necessário deixar o carro aquecer antes de se fazer à estrada. Mas será mesmo isto verdade?
Não aquecer o carro antes de conduzir pode partir o motor?
Esta prática está profundamente enraizada na cultura automóvel. Assim antes de meados dos anos 90, os condutores eram aconselhados a fazer exatamente isso. Tudo para obter a mistura correta de ar e combustível no motor. Seria também para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil do veículo. Isto porque a maioria dos carros mais antigos utilizava um carburador. Assim precisava de ser aquecido para evitar a paragem do motor.
No entanto, as coisas mudaram significativamente nos últimos 30 anos. Como tal os atuais motores com injeção de combustível resolveram este problema. De facto, aquecer o carro pode danificar o motor.
Afinal é um mito?
A conclusão é que é um mito dizer que se deve aquecer qualquer carro moderno antes de conduzir ao frio. O óleo é essencial para lubrificar os motores dos automóveis a gasolina. Quando se liga o veículo, a bomba de óleo demora cerca de 20 a 30 segundos a lubrificar completamente o motor.
Embora o motor possa não estar completamente quente dentro deste período de tempo, está pronto a conduzir. No entanto, se deixar o motor ao ralenti durante vários minutos, o óleo escorrerá dos seus componentes principais, o que pode aumentar a fricção e causar desgaste. Por conseguinte, muitos fabricantes de automóveis recomendam que se ponha o carro a trabalhar, se ponha o cinto de segurança e se conduza quase imediatamente.
Quando está muito frio lá fora, pode sentir-se tentado a deixar o motor ao ralenti durante 10 minutos ou mais para aquecer o interior e descongelar os vidros. Embora nunca deva colocar a sua segurança ou a dos seus passageiros em risco ao tentar espreitar por um para-brisas embaciado, deve também ter em conta que conduzir é a forma mais rápida e eficiente de aquecer o motor.
Uma boa rotina para o inverno é ligar o motor, sair do carro para remover algo dos vidros e dar tempo suficiente ao desembaciador para começar a soprar ar quente e fazer-se à estrada o mais rapidamente possível.
Os veículos eléctricos e o tempo frio são uma história diferente
Embora os automóveis a gasolina continuem a dominar as nossas estradas, os veículos eléctricos (VEs) e os veículos híbridos plug-in (PHEVs) estão a tornar-se mais comuns à medida que as pessoas procuram reduzir a sua pegada de carbono e adotar transportes mais limpos e sustentáveis. Embora aquecer o seu carro a gasolina durante alguns minutos antes de conduzir não seja a melhor ideia, no que diz respeito aos VE, é aconselhável aquecer o seu veículo antes de se fazer à estrada – e enquanto ainda estiver ligado à estação de carregamento.
Os veículos eléctricos e os PHEV funcionam de forma diferente dos veículos a gasolina e a gasóleo em tempo frio, dependendo da eletricidade para aquecer o habitáculo do seu veículo, o que consome muita energia e diminui a autonomia de condução.
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