Muitas vezes vamos ficando com o router que nos foi fornecido pelo operador e nem nos lembramos que de tempos a tempos deve ser trocado. Mas será que temos de andar sempre em cima da Vodafone, MEO ou Nos para pedir um equipamento novo. Não, nada disso. Mas a verdade é que existe uma altura para negociar a troca do router.
Vodafone/MEO/Nos: quando deve negociar a troca do router?
As razões para atualizar o router
Antes de falarmos da melhor altura para negociar a troca do router, vamos primeiro falar das razões pelas quais vale a pena atualizar o equipamento. No mundo da tecnologia, há muitas vezes momentos cruciais claros e fáceis de compreender em que a atualização parece ser a coisa óbvia a fazer.
Os novos routers Wi-Fi recebem anos de actualizações de segurança e suporte
Os routers antigos não recebem actualizações de segurança. Quaisquer falhas de segurança que ainda existam quando a última atualização é lançada estarão lá até ao dia em que o router for finalmente retirado.
E não é só com a segurança Wi-Fi que se deve preocupar, embora uma atualização para WPA3, a melhor segurança Wi-Fi que pode utilizar atualmente, seja sempre boa.
Para a maioria das famÃlias, o router Wi-Fi é um dispositivo de rede tudo-em-um que trata tanto do ponto de acesso Wi-Fi como da segurança e do encaminhamento de toda a rede. Por isso, se o seu router estiver seriamente desatualizado, com vulnerabilidades não corrigidas, não é só com o miúdo do vizinho que rouba a sua rede Wi-Fi. É também o lado Internet do router, o que acaba por ser um problema maior, uma vez que o potencial atacante nem sequer precisa de estar ao alcance do seu router Wi-Fi para causar problemas.
Os novos routers Wi-Fi podem lidar com todos os seus dispositivos
É muito provável que a sua casa tenha mais dispositivos do que tinha quando o router foi instalado. Os dias em que uma casa média tinha um portátil e talvez um smartphone ligado à rede Wi-Fi já passaram para a maioria das pessoas.
Atualmente, não é invulgar que cada pessoa numa casa tenha vários dispositivos Wi-Fi e que a própria casa tenha vários dispositivos (termóstatos inteligentes Wi-Fi, colunas inteligentes, tomadas inteligentes, dispositivos domésticos inteligentes, etc.), todos online a toda a hora.
Nem todos os dispositivos da casa moderna consomem muita largura de banda (embora muitos deles o façam), mas todos eles precisam de uma ligação consistente e estável. De que servem as câmaras de segurança Wi-Fi inteligentes ou as fechaduras inteligentes se estiverem constantemente a sair da rede?
Os novos routers Wi-Fi oferecem cobertura maior
O alcance limitado dos routers Wi-Fi mais antigos não era um grande problema quando não se utilizavam dispositivos fora do seu alcance. Se o seu router só tinha alcance suficiente para cobrir parte do primeiro andar da sua casa, então o mais provável era que tivesse de lidar com isso e utilizar o seu portátil na cozinha ou na sala de estar em vez de o utilizar no andar de cima, na cama.
Mas agora as pessoas têm aparelhos espalhados por toda a casa que precisam de acesso fiável à Internet (como as smart TVs e as colunas inteligentes). E as pessoas querem utilizar os seus dispositivos em toda a casa e até no quintal.
Atualizar para um router Wi-Fi mais recente é a única forma de o fazer se tiver um router Wi-Fi mais antigo e com pouca potência.
Deve atualizar o seu router Wi-Fi a cada 3 anos
Uma coisa é realçar os benefÃcios de atualizar o seu router, mas com que frequência o deve fazer? Atualizar todos os anos seria um exagero e um incómodo. Fazer a atualização quando já tem um router há tanto tempo que este não recebe actualizações de segurança e está sempre a deixar cair os dispositivos mais recentes da rede é esperar demasiado tempo.
Recomendamos que atualize o seu router Wi-Fi a cada 3 anos. A curto prazo, três anos é tempo suficiente para melhorias incrementais nas normas e no hardware Wi-Fi existentes. Se tem uma casa com utilizadores exigentes e muitos dispositivos e pretende ter o hardware e o software de router mais actualizados, então a atualização de três em três anos é de facto um bom plano. Até pode utilizar a renovação do contrato, que ocorre de dois em dois anos, para o fazer.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!