O mundo automóvel é sem qualquer sombra de dúvida, um mercado cheio de surpresas e novidades. No entanto, nem sempre as coisas correm bem, ou acabam por melhorar a experiência de condução. Um excelente exemplo disto está na questão dos botões touch no volante, e claro, a tendência de colocar todos os comandos num tablet colado à consola central!
Sim… digo tablet colado ao tablier, porque em algumas implementações é exatamente isto que parece que acontece. Alguém desenhou um tablier bonito ao detalhe, e um outro alguém apenas decidiu colar um ecrã lá no meio.
Mas o pior não é o “tablet” em si, ou a sua colocação, é sim a mudança repentina de todos os botões físicos de comandos essenciais, como é o controlo do AC, para sistema centralizado.
É algo que pode parecer simples, e pode até garantir um design mais limpo. Porém, no exercício da condução, o que é simples não é sempre melhor. Especialmente porque no exercício da condução, a nossa atenção tem de estar na estrada, e não num ecrã cheio de funcionalidades que obrigam a vários toques.
Enfim… É apenas mais uma complicação ou mais um passo desnecessário para fazer algo tão simples como ajustar a temperatura do ar condicionado, ou mexer um espelho.
Dito isto, apesar das fortes críticas, Volvo EX30 vai manter o sistema de infoentretenimento!
Será esta uma boa decisão? Tudo pode indicar que não.
Aliás, a Volkswagen tentou o mesmo e após críticas continuas tomou a decisão necessária de voltar atrás. Afinal de contas, o carro é feito para os compradores tirarem proveito e se a opinião geral é que a usabilidade piorou, a marca eventualmente tem de tomar uma decisão.
Assim sendo, a nova oferta da Volvo foi desprovida de quase todos os controlos físicos, ao estilo da Tesla, quase tudo é feito através da tela touch do carro. Uma funcionalidade que ajuda imenso a cortar custos de produção, mas piora e muito a utilização diária.
Posto isto, a Volvo já começou a entregar no mercado o novo EX30, com alguns atrasos a acontecer devido a atualizações no sistema de infoentretenimento. No entanto, estamos a falar de atualizações de software.
Um fato curioso é que apesar de tudo um dos chefes de programas da Volvo, o Akhil Krishnan, já veio informar que apesar de finalizado a verdade é que o software multimédia do carro deve continuar a melhorar.
Compradores mais jovens
Ora bem, o Volvo EX30 tem o objetivo de atrair compradores mais jovens ao ser uma oferta SUV do segmento B da Volvo. Algo que torna a grande mudança interior numa aposta centralizada no ecrã touch como forma de reduzir o número de componentes necessários. Contudo, apesar de ser uma oferta mais sustentável, em boa verdade a usabilidade está afetada.
Uma lista de botões e manípulos físicos ao seu dispor no Volvo EX30 são os interruptores de vidros, travas das portas, botão de alerta de perigo, botões para ajustar o volante, manipulo dos piscas e manipulo dos limpa vidros.
Em suma, desde ajustar um espelho até ajustar a temperatura, muitas das funcionalidades básicas e importantes têm agora um paço extra para o seu ajuste. O condutor tem de tirar a concentração da estrada por alguns segundos sempre que efetuar estes ajustes. Qual a sua opinião sobre isto?
Qual a sua opinião sobre a utilização da tela central para quase todas as funcionalidades do carro? Partilhe connosco nos comentários em baixo.
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