Comprar uma boa placa gráfica nunca foi uma missão amiga da nossa carteira. É um dos componentes mais importantes de qualquer PC, especialmente se for um PC focado nos jogos. Mas… Os últimos anos… Têm sido uma dor constante!
Uma dor que pelos vistos veio para ficar. Afinal de contas, a NVIDIA já começou a preparar os entusiastas que de o stock vai continuar a ser muito limitado na próxima geração, o que claro está, vai manter os preços absurdamente altos.
Porquê? Difícil dizer. Pode ser uma combinação de vários fatores. Ou seja, uma aposta gigantesca da NVIDIA na produção de placas para IA, o que deixa menos espaço para a produção de placas gráficas tradicionais. Isto ao mesmo tempo que também é obviamente bom para a NVIDIA manter os preços altos.
Infelizmente, como a AMD não vai ter alternativas de gama alta… A NVIDIA está livre de fazer aquilo que bem entender na próxima geração.
NVIDIA RTX 50: Vão continuar caras e com problemas de stock!
Portanto, alguns dias depois de um analista ter afirmado que a NVIDIA estava muito mais rápida na produção e distribuição de GPUs H100 para Inteligência Artificial, eis que a própria NVIDIA vem a público avisar que a próxima geração vai ser complicada.
“Os nossos produtos de nova geração vai ter algumas complicações de stock, porque a procura continua a ser superior à oferta.”
Estamos assim a falar de todos os produtos baseados na arquitetura Blackwell, como é o caso dos novos GPUs IA B100, e claro, toda a gama de placas gráficas RTX 50. Uma arquitetura que já é baseada num design multi-chip, em vez de ser baseada num design monolítico, o que por sua vez aumenta a complexidade de produção.
Em suma, os preços vão continuar altos. Provavelmente até mais altos face ao que podemos ver nas RTX 40.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!