Nem imagina o que vai chegar ao Google Maps para navegar!

Na era digital atual, os mapas tornaram-se uma ferramenta indispensável para a navegação, ajudando-nos a encontrar o nosso caminho em ruas desconhecidas ou a planear a nossa próxima aventura. No entanto, os mapas tradicionais carecem muitas vezes da experiência imersiva de estar realmente no terreno, o que pode fazer com que a navegação pareça desconexa e desorientadora. É por esse motivo que a Google quer agitar as coisas e nem imagina o que vai chegar ao Google Maps para ajudar!

Nem imagina o que vai chegar ao Google Maps para navegar!

O site ParkiFly em colaboração com o David do @xleaks7 descobriu uma patente que vai ajudar e muito.

Imagine que se encontra numa cidade movimentada, confiando na sua aplicação de mapas para o guiar até ao seu destino. Embora a vista aérea forneça um sentido geral de direção, não consegue captar as coisas importantes do ambiente à sua volta.

As vistas ao nível da rua, como as oferecidas pelo Street View do Google Maps, oferecem uma experiência mais envolvente. Mas a navegação entre as duas pode ser incómoda e desorientadora.

É que na prática não há propriamente uma ligação entre os mapas e as vistas de rua. Isto pode  baralhar as coisas.

Assim a Google está a preparar uma novidade que na prática consiste em métodos e sistemas para integrar mapas aéreos com vistas ao nível da rua.

Na prática introduz uma interface de utilizador com duas regiões. Uma que apresenta o mapa suspenso tradicional e a outra que apresenta a perspetiva da vista da rua.

No centro desta inovação está um controlo interativo sobreposto ao mapa, que permite aos utilizadores ajustar a sua perspetiva sem problemas.

Para os condutores, esta integração oferece uma série de vantagens. Ao combinar a visão geral abrangente do mapa suspenso com a experiência imersiva das vistas ao nível da rua, os condutores podem navegar com maior confiança e clareza, poupando muito tempo.

A funcionalidade é extremamente útil quando o condutor está perto do seu destino.

Por exemplo, suponha que o seu destino é o parque de estacionamento do aeroporto e que precisa de o localizar rapidamente devido à possibilidade de chegar atrasado ao seu voo.

Navegar utilizando mapas aéreos pode ser desconcertante, especialmente quando se está com pressa. No entanto, a utilização de vistas da rua pode acelerar significativamente a procura do local pretendido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também