Quando as missões espaciais não estão relacionadas com trabalho comercial ou militar, como a colocação ou reparação de satélites ou a vigilância do solo, os astronautas passam o seu tempo a realizar experiências científicas. A grande maioria das experiências científicas realizadas no espaço tem a ver com o próprio espaço, como os seus efeitos nos astronautas ou na nave espacial, ou como a microgravidade afecta várias formas de vida. Isto pode levar ao surgimento de várias curiosidades. Por exemplo, o que acontece se disparar uma arma no espaço?
Sabe o que acontece se disparar uma arma no espaço?
Uma arma funciona colhendo o poder do fogo, por assim dizer, criando uma explosão que impulsiona a bala para fora da câmara, de acordo com a Live Science. No entanto, como não há ar no espaço, falta uma parte fundamental da equação.
No entanto, isso não é um problema, pois as munições modernas contêm o seu próprio oxidante. Um químico que permite que a combustão ocorra na ausência de ar. Uma vez que tudo o que é necessário está na bala, a arma e a bala funcionarão no espaço tão bem como no solo.
Sem som e não só
Haveria algumas pequenas diferenças, é claro. A menos que a disparasse de dentro de uma nave espacial (o que seria uma péssima ideia), não se ouviria a explosão, devido à falta de ar no espaço para transportar as ondas sonoras. E em vez de um rasto de vapor fino como se vê nos filmes, o fumo expandir-se-ia numa esfera a partir da ponta do cano. No solo, a gravidade e o atrito significam que a bala só pode e só vai voar até um certo ponto. No espaço, a gravidade e a fricção continuam a ser fatores, mas os seus efeitos são completamente diferentes. Isso seria particularmente evidente se disparássemos uma bala lá para cima.
Levava um grande coice
Se alguma vez disparou uma arma na vida real, sabe certamente que o processo produz um “coice” e não é assim tão pequeno quanto isso. Segurar a arma da forma errada pode produzir um coice que pode ferir o atirador. O coice é o resultado de uma das regras fundamentais da física: A Terceira Lei de Newton, que diz que para cada ação há uma reação igual e oposta.
No espaço, na ausência de gravidade e fricção, isso significa que a bala será enviada para o espaço numa direção e o atirador na outra. Agora a rapidez com que a bala e o atirador serão lançados nas suas respectivas direções depende da velocidade e do peso do atirador e da bala.
Podia dar um tiro nas suas costas
Imagine ser um astronauta em órbita sobre a Terra, num passeio espacial, por exemplo, suficientemente longe da sua nave espacial para poder disparar a sua arma sem pôr em perigo a sua tripulação. Tudo a essa altitude está a orbitar a volta da Terra. De acordo com a Live Science, se disparasse a arma exatamente no ângulo certo, a bala também entraria em órbita à volta da Terra.
Talvez esteja a ver porque é que isto seria um problema, mas se não estiver, eis o que pode acontecer. Como as órbitas são circulares, a bala acabará por dar uma volta à Terra e voltará ao ponto de partida. E uma vez que se está agora posicionado entre a bala e o ponto de partida para o qual ela está a regressar, ter-se-á efetivamente dado um tiro nas próprias costas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!