Notíciamos durante o dia de ontem que a ENGWE tinha duas novas bicicletas elétricas para o mercado global, a P275 Pro e a P275 ST, ambas baseadas na mesma exata plataforma, mas com algumas diferenças entre si.
Pois bem, nós temos uma P275 ST há algumas semanas, já fizemos alguns quilómetros nela, e como tal, temos algumas conclusões a partilhar.
(Análise) Engwe P275 ST: Uma e-bike que come quilómetros! (Saiba mais aqui)
Portanto, a ENGWE afirma que este novo lançamento de bicicletas elétricias tem o grande objetivo de elevar o dia-a-dia urbano de qualquer tipo de pessoa, ao combinar liberdade, conveniência e eficiência, para qualquer viagem citadinha que nos leve do Ponto A para o Ponto B.
Para isto, a ENGWE juntou uma bateria Samsung gigantesca a um motor teoricamente mais eficiente, mas ainda assim com muita potência para lhe dar no dia-a-dia, com travões Tektro, e ainda pneus resistentes a furos, para lhe dar uma experiência de ciclismo muito acima da média.
Pessoalmente fiz asfalto, fiz gravilha, fiz lama… Tudo com conforto, e muita velocidade. Algo extremamente interessante na minha ótica, porque o motor da e-bike conta com “apenas” 250W e eu peso uns muito pesados 95kg.
Mas vamos por partes.
Design e Qualidade de Construção
Esta é uma bicicleta que grita “sou elétrica”! Porém, não é por isso que chama a atenção. Quem passar ao seu lado vai olhar e vai questionar, porque é uma bicicleta bonita e extremamente bem construída. Aliás, esta é a primeira bicicleta elétrica que eu olho, toco, e digo… “Sim senhora!”
Tanto esta versão ST como a mais cara versão Pro, pesam cerca de 33kg, e aguentam até um máximo de 120kg. A sua construção é toda baseada em liga de alumínio, oferecendo assim muita confiança, graças à resistência e durabilidade que o material traz para cima da mesa.
Podemos ainda dizer que a bateria de 19.2Ah da Samsung é removível. Por isso, não vai ter de andar com a bicicleta às costas para a carregar.
Para controlar tudo, temos um pequeno ecrã TFT LCD a cores no lado esquerdo do guiador, onde também podemos controlar os modos de entrega de energia.
Performance e Autonomia
Portanto, como disse em cima, temos um motor de 250W bem como a capacidade de meter cerca de 65Nm ou 70Nm no asfalto. Como deve imaginar, a velocidade máxima desta e-bike está limitada a 25km/h devido às normais Europeias. Ainda assim, posso dizer que mesmo com os meus 95kg, ela chegou facilmente aos 26~27km/h, sendo possível desbloquear o software para oferecer algo como 32~33 km/h.
Entretanto, por falar da velocidade máxima, podemos também afirmar que temos uma autonomia máxima de 260 quilómetros com o modo Eco, ou se quiser andar de forma puramente elétrica, qualquer coisa como 150 quilómetros. São números incríveis, e talvez mais importante que isso, são números reais. Estou farto de andar com a bicicleta, e ela ainda não baixou uma única barra de bateria.
É uma bicicleta criada para andar muito e bem, sem ter de ir sempre ao carregador.
Conclusão: Vale a pena?
Bem, já tive a oportunidade de testar várias bicicletas elétricas nestes últimos anos, e sempre recebi alguns modelos interessantes. Mas, muito honestamente, nenhuma e-bike me encheu tantos as medidas como esta.
É um modelo agressivo, bonito e muito bem construído, que não apresenta nenhuma falha realmente atroz que seja um “deal-breaker”. Bem, talvez o seu tamanho, que pode impossibilitar a sua arrumação num qualquer porta bagagens mais pequeno.
Em suma, é uma bicicleta que não consigo hesitar em recomendar.
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