Chrome para Android: há uma novidade nos separadores!

Os grupos de separadores são uma adição relativamente recente aos browsers, tornando possível agrupar separadores semelhantes ou uma sessão de navegação relacionada num único local. Embora fosse possível iniciar novos grupos de separadores com apenas um único separador na versão para computadores do Chrome há muito tempo, esta capacidade dos separadores só agora apareceu numa versão de pré-lançamento do Chrome para Android, o Chrome Canary 124.

Chrome para Android: há uma novidade nos separadores!

A nova capacidade ainda está escondida por detrás de uma flag no Chrome Canary. No entanto já está funcional quando se ativa a opção chrome://flags/#android-tab-group-stable-ids, detectada por @Leopeva64 no X. A descrição deixa claro que a flag “substitui o sistema de ID de grupos de separadores no Android por IDs estáveis. Uma consequência lógica é o suporte para grupos de separadores com um único separador”.

Neste contexto, os IDs estáveis são o que torna possível sincronizar grupos de separadores entre dispositivos, como já é possível fazer entre instâncias do Chrome no ambiente de trabalho. Assim, a flag é mais uma evidência de que a Google está a trabalhar no suporte para a partilha de grupos de separadores entre o Android e o ambiente de trabalho. Algo que Leopeva64 já tinha detectado no mês passado.

Assim que a flag estiver ativada e tiver reiniciado o browser poderá adicionar um único separador a um grupo de separadores. Pode criá-lo da mesma forma que criaria um grupo com vários separadores: vá para a vista geral dos separadores, toque no menu de três pontos, toque em Selecionar separadores e escolha um único separador que pretenda adicionar a um grupo. Pode então utilizar todos os controlos familiares que conhece dos grupos de separadores, como adicionar e fechar websites adicionais através da barra inferior. Também é possível mudar o nome dos separadores e reordená-los, como habitualmente.

A Google tem vindo a melhorar os grupos de separadores de forma constante ao longo dos últimos meses e anos. Inicialmente, eram apenas uma forma local de gerir os separadores, mas já há algum tempo que é possível mantê-los e sincronizá-los na nuvem. Faz todo o sentido que a Google adicione também a sincronização e a partilha aos grupos de separadores no Android.

Como sempre, tenha em atenção que o Chrome Canary é uma das versões mais instáveis do Chrome e que pode sofrer problemas inesperados. Assim é melhor utilizar a versão estável ou, pelo menos, a versão beta para a utilização quotidiana.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também