Galaxy S24 com Exynos não é tão bom. É um facto!

Os fãs do Universo Samsung não se esquecem dos últimos anos de aposta nos SoC Exynos, antes da adoção a 100% dos processadores Qualcomm na geração Galaxy S23. Sendo exatamente por isso que muitos consumidores olham agora para a gama Galaxy S24 com alguma desconfiança.

Afinal de contas, caso ainda não tenha percebida, apenas o S24 Ultra vem equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen3! Os outros dois aparelhos (S24 e S24+) chegam às prateleiras tendo como base um Exynos 2400, o novo e melhorado SoC da Samsung, produzido nas próprias linhas de 4nm da gigante Sul Coreana.

Dito tudo isto, a realidade é que o Exynos 2400 é um processador muito superior ao Exynos 2200, Exynos 2100, ou até o Exynos 990. Porém, ainda assim, não é tão bom quanto um Snapdragon 8 Gen3. O que volta a levantar a questão… Qual é a razão para nós, Europeus, sermos obrigados a pagar o mesmo valor, por um smartphone que não é tão bom?

Galaxy S24 com Exynos não é tão bom. É um facto!

s24, samsung, Galaxy S24+melhor escolha

Portanto, seja por dificuldades de stock, ou por ser muito mais barato produzir processadores Exynos 2400 em linhas próprias, a realidade é que a Samsung voltou a adotar uma estratégia de “dividir para conquistar”.

Por isso, em alguns mercados, como é o exemplo do Norte-Americano, todos os Galaxy S24 contam com um SoC Snapdragon 8 Gen3, isto enquanto em outros mercados, como é o exemplo do Europeu, os modelos mais baratos S24 e S24+ chegam às prateleiras com um SoC Exynos 2400, isto enquanto o S24 Ultra vem equipado com um SoC Snapdragon 8 Gen3.

O que seria aceitável, caso a performance foi a mesma, ou pelo menos fosse mesmo muito parecida. Mas… Não é o caso, como pode ver no vídeo em baixo. (S24 Base USA vs S24 Base Europeu)

Existem diferenças!

Sim, o nível de performance não é o mesmo, e as grandes diferenças não estão apenas na velocidade. O Exynos 2400 fica mais quente, gasta mais bateria, tem dificuldades no processamento de imagem, e também tem uma conectividade aquém.

Estamos a falar de um telefone mais quente, o que causa uma baixa de brilho no ecrã OLED, de uma bateria quase 20% menos capaz, entre outras coisas.

É verdade que o caso não é tão mau relativamente ao que aconteceu com o Exynos 2200 com os Galaxy S22. Porém, continua a ser verdade que os consumidores estão a pagar o mesmo, ou mais, por um produto que não é tão bom… Isso é irritante!

Em suma, o que pensa sobre tudo isto? Não se importa de comprar um S24 ou S24+, menos capaz, ao mesmo preço, face a outras regiões do globo? Ou nem mete em cima da mesa a possibilidade de comprar um S24 ou S24+ e salta logo para o Ultra? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também