Quer precise de acordar para ir para a escola ou para o trabalho, ou apenas para começar o dia a horas, o alarme incorporado no seu smartphone é essencial. No entanto por vezes pode funcionar mal devido a várias razões. Assim se o seu smartphone Android já não o acorda a horas faça isto!
O seu smartphone Android já não o acorda a horas? Faça isto!
Reiniciar o telemóvel
Ao reiniciar o dispositivo, a memória cache temporária é limpa. Isto significa que quaisquer pequenas alterações serão repostas no seu estado original quando o telemóvel for ligado novamente. Além disso, um ciclo de reinício limpa a RAM, que armazena os dados que utilizou enquanto o telefone estava a funcionar mal.
Esta é muitas vezes a primeira solução de problemas para muitos problemas do smartphone. Isto deve-se ao facto de reiniciar o smartphone funcionar para a maioria dos problemas. Para a maioria das pessoas, o alarme do Android deve funcionar perfeitamente depois de um reinício rápido. No entanto se isso não acontecer há outras soluções.
Verificar o volume e o toque do alarme
A maioria dos telemóveis Android modernos vem com um controlo de volume independente para os alarmes. Se, por engano, deixou o volume do alarme em silêncio ou num nível muito baixo, não o ouvirá tocar apesar de o alarme ter efetivamente disparado.
Para verificar o controlo de volume independente do alarme, prima o botão de aumentar ou diminuir o volume na parte lateral do telemóvel para que o cursor de volume apareça no ecrã.
O acesso aos controlos de volume pode ser diferente consoante o dispositivo Android. Poderá ver uma seta para baixo, três pontos horizontais ou outro ícone único que represente os controlos deslizantes. Deverá ser possível abrir um menu de volume, que apresenta controlos deslizantes de volume separados para Multimédia, Toque de chamada, Notificações, Sistema e, por vezes, Alarme.
Se não encontrar o que procura, em alguns dispositivos Android, é necessário aceder ao seletor de volume do Alarme diretamente através da aplicação Relógio do telefone. Quando abrir a aplicação Relógio nativa do seu dispositivo, dirija-se ao ecrã Alarme e procure três pontos horizontais ou verticais para aceder às definições de volume.
Se o volume do alarme estiver no máximo, pode haver um problema com o toque. Um toque personalizado pode ser demasiado baixo para o acordar, ou pode simplesmente não ser compatível com o dispositivo. Experimente uma das opções predefinidas do sistema para toques de alarme e teste-a com um novo alarme.
Limpar a cache e os dados de armazenamento da aplicação Relógio
Limpar a cache da aplicação Relógio do seu telemóvel pode muitas vezes ajudar. Para o fazer, vá à aplicação de definições principal do telefone e toque em Aplicações > Relógio > Armazenamento > Limpar cache.
Em alternativa, manter premido o ícone da aplicação Relógio e selecionar Informação da aplicação – ou tocar no “i” minúsculo num círculo – também ajuda. A partir daí, basta selecionar Armazenamento > Limpar cache.
Se o alarme do Android ainda não estiver a funcionar, pode tocar em Gerir armazenamento à esquerda da opção Limpar cache e, em seguida, selecionar Limpar dados. Como sempre, a opção pode ser ligeiramente diferente dependendo do telefone que está a utilizar.
A desvantagem de limpar os dados de armazenamento da aplicação Relógio é que, se apagar os dados, perderá todos os alarmes existentes e terá de os criar novamente. Pode sempre fazer uma captura de ecrã dos seus alarmes ou tomar nota dos mesmos. Depois, demora apenas alguns minutos a criar novos alarmes.
Verificar as definições de alertas ou notificações do relógio
Em algumas aplicações de relógio, existe frequentemente uma funcionalidade nas definições que pode ser ativada para silenciar os alarmes quando o som do sistema está desligado. Quando ativada, esta funcionalidade faz com que os alarmes e os temporizadores vibrem em vez de emitirem um som quando o telefone está definido para Silenciar ou Vibrar.
Descarregar outra aplicação de alarme
Se tudo o resto falhar, pode descarregar uma aplicação de alarme que pode até ter mais funcionalidades do que a opção nativa do seu telemóvel.
Entretanto isto deve resolver os problemas com o alarme do seu smartphone Android.
Agora já sabe o que fazer se o seu smartphone Android não o acorda a horas!
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