Hoje em dia, é inegável que já ninguém imprime como antigamente. Longe vão os tempos de imprimir sebentas gigantescas para a faculdade, imprimir todo o tipo de faturas para a contabilidade da empresa, etc… Felizmente muito é feito de forma digital, o que por sua vez poupa papel, poupa tinta, e acaba por afastar as velhas impressoras.
Sendo exatamente por isso que gigantes como a HP têm de se reinventar, para não perderem dinheiro. Temos um exemplo perfeito a caminho!
HP quer transformar impressoras numa subscrição!
Portanto, numa entrevista muito recente à CNBC, o CEO da HP (Enrique Lores) afirmou que:
- “O nosso objetivo tem de passar por fazer com que a impressão seja extremamente simples e acessível. Por isso, queremos transformar algo que sempre fez parte de nós, em uma subscrição mensal. É este o nosso objetivo primário. É algo que reduz as barreiras, oferece uma solução mais interessante e conveniente aos consumidores, e é muito mais sustentável. Afinal, sempre que um consumidor usar um tinteiro, nós recuperamos e reciclamos, para o utilizar novamente.”
Porquê este esforço?
Bem, a HP disse há alguns anos atrás que o seu objetivo era diminuir o número de clientes pouco rentáveis. Isto porque, cada vez que um consumidor compra uma impressora, a empresa está na realidade a perder dinheiro. É um investimento.
Se esse consumidor não usar material HP após a compra, e uso dos tinteiros originais, a empresa não vai tirar rentabilidade desse mesmo investimento. É exatamente por isto que, a HP, entre outras empresas, tentam ao máximo anular o uso de tinteiros vindos de fora.
- Nota: Aliás, a HP já tentou bloquear este tipo de tinteiros nas suas impressoras, e já foi condenada na justiça por isso.
Assim, para tentar tornar a coisa mais prática e acessível, a HP quer apontar todos os seus consumidores a um serviço de subscrição mensal. Mas… Será que os utilizadores estão para isso?
Entretanto, apesar do facto de a impressão ser hoje em dia um negócio bastante mais pequeno, a realidade é que a HP fez mais de 3 mil milhões em lucro no ano passado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!