Facebook: procurar por Sporting deixa-o na mira do abuso sexual!

As redes sociais são muito úteis e cada vez estão mais preocupadas em proteger os utilizadores. No entanto, por vezes tanto querem fazer que acabam por estragar. De facto, a introdução de tantos mecanismos de proteção leva a falsos positivos que podem trazer problemas aos utilizadores. Se procurar por Sporting no Facebook, um pesquisa que por sugestão da rede se transforma em Sporting CP, (Sporting Clube de Portugal) vai receber um aviso que não quer a dizer que o abuso sexual de crianças é ilegal.

Facebook: procurar por Sporting deixa-o na mira do abuso sexual!

Os automatismos e os algoritmos são bons porque conseguem lidar com milhares de pedidos por segundo, algo que seria humanamente possível. No entanto também dão origem a comportamentos estranhos. Assim como referi acima se procurar por Sporting ou Sporting CP no Facebook pode ficar na mira do abuso sexual.

Isto porque em vez de ser apresentada a mensagem, recebe logo um aviso semelhante ao que pode ver em baixo:

Sporting Facebook

Isto deve-se ao facto, de na designação se utilizar o termo CP que após tradução significa pornografia de crianças no Facebook. Ora isto é um grande erro da plataforma que não só torna mais difícil o acesso à própria página do Sporting Clube de Portugal no Facebook como ainda deixa o utilizador assinalado na plataforma, sem ter feito nada de mal.

Este é um claro exemplo de que a adopção de sistemas automáticos pode dar origem a muitos problemas. Claro que alguns são fáceis de resolver quando reportados à plataforma mas outros podem ser mais complicados.

O que fazer nesta situação

  • Inicie sessão no Facebook num computador.
  • Clique na sua foto de perfil no canto superior direito do Facebook.
  • Selecione Ajuda e suporte e, depois, Comunicar um problema e siga as instruções no ecrã.

Deste modo vai ajudar a plataforma a evitar que estes problemas aconteçam.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também