Há alguns meses atrás, afirmei que a Sony deveria ter lançado uma PS5 Portátil no lugar da sua recente Portal, um pouco naquilo que poderia ser uma “imitação” da estratégia da Microsoft, que lançou duas consolas, uma mais poderosa que a outra, mas ainda assim ambas capazes de jogar os mesmos exatos jogos.
A Sony decidiu optar por um dispositivo focado apenas e só no streaming, mas, depois dos muitos pedidos dos jogadores, também começou a desenvolver uma espécie de PS5 Portátil, capaz de jogar tudo o que a PS4 e PS5 oferecem, mantendo a funcionalidade da Portal para os jogos da futura PS6.
Bem, a Microsoft vai fazer o mesmo!
Xbox Portátil vai ser igual à Switch! Desenvolvida pela equipa Surface
Portanto, ao que tudo indica, a loucura das consolas portáteis está mesmo para continuar. Afinal, além do sucesso da Nintendo, e das muitas apostas vindas de marcas como a ASUS, Lenovo e MSI, até as grandes responsáveis pelas consolas de sala parecem ter agora vontade de meter a colher na gigante sopa que é este mercado.
Assim, depois de terem escapado alguns rumores acerca de uma PS5 Portátil planeada para 2026 ou 2027, eis que também aparecem rumores a apontar para uma Xbox Portátil, apontada para a mesma exata janela temporal.
Porém, no lado da Microsoft, a coisa até faz mais algum sentido.
Afinal de contas, apesar do facto de a Sony estar a levar de vencida esta atual geração de consolas, visto que anda a vender mais do que o dobro de consolas PS5 relativamente às Xbox Series S e X, a realidade é que a médio-longo prazo, a Microsoft tem um potencial tremendo para dominar o mundo dos videojogos, tal é a sua vantagem no lado dos serviços, e também no lado dos estúdios que tem vindo a adquirir nos últimos anos.
O futuro não vai ter consolas domésticas como é o caso da PS5 ou Xbox Series X… Vai sim ser baseado em aparelhos que vão conseguir jogar tudo, em qualquer lado. Daà esta grande aposta em consolas “móveis”.
Aliás, caso não saiba, a Microsoft andou muito “amiga” da Nintendo nos tempos da pandemia, porque queria levar o Xbox Game Pass para a velha consola hÃbrida da rival. Uma estratégia que pode ainda estar muito viva em 2024, altura do lançamento da Switch 2.
Mas, caso tudo falhe, a Microsoft pode apenas lançar uma consola sua. Afinal, como deve imaginar, se há coisa que não falta à gigante Norte-Americana… É dinheiro para lançar produtos novos.
Em suma, o mundo das consolas está a mudar! Por isso, apesar do facto de a Microsoft parecer estar em maus lençóis… A verdade é que pode ser apenas um tropeção para saltar para algo muito maior.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!