Não é algo novo, uma vez que em 2007 o próprio Correio da Manhã já tinha feito uma notícia sobre o caso. No entanto, é uma moda que está de volta e que está a assustar as pessoas um pouco por todo o país. Basta, aliás visitar-se alguns grupos de várias regiões para termos pessoas assustadas com o barulho de explosões à noite. Mas sabe qual é a razão?
Costuma ouvir o barulho de explosões à noite? É por isto!
O barulho é muito semelhante à explosão de uma bomba e de facto trata-se de uma mas feita de forma artesanal. Trata-se de uma bomba fabricada em casa com ácido muriático e folha de alumínio. Isto provoca uma grande explosão e também muito fumo.
É exatamente o que se tem passado na região de Carnaxide, conselho de Oeiras, mas também noutras zonas do país.
É muito fácil arranjar os materiais
O ácido muriático é algo muito fácil de comprar. De facto, qualquer loja como o Leroy Merlim, Continente, ou Jumbo, entre outros, o vendem a um custo de 2 Euros por garrafa de litro. Já o papel de alumínio é ainda mais fácil.
O ácido muriático é a forma menos pura do clorídrico de cor amarelada e de cheiro intenso. É de venda livre e utilizado para retirar manchas de calcário, resíduos de cimento e ferrugem em pisos cerâmicos e na remoção de sujidade em chão de ardósia. Serve para desentupir sanitas como refere o CM.
Uma moda que não é nova
Já em 2007, um grupo de jovens de Lisboa lançou o terror em Celorico da Beira devido a isto mesmo, tendo rebentado estas bombas junto a um café e a uma bomba de gasolina.
Normalmente o barulho é mais forte do que quando rebenta o pneu de um camião.
Também no Reddit se tem falado deste assunto que anteriormente já motivou a intervenção das autoridades.
No caso de Oeiras as explosões têm-se dado normalmente sempre à mesma hora, por volta, da uma da manhã.
Este tipo de coisas tornam-se fáceis de fazer até porque existem vários vídeos no YouTube que demonstram como fazer estas bombas de ácido com rapidez e velocidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!