Caso não saiba, a atual gama de placas gráficas GeForce RTX 40 da NVIDIA (Ada Lovelace) utiliza memória VRAM GDDR6X nos modelos mais poderosos, e memória VRAM GDDR6 nos modelos mais baratos. Algo que deverá mudar na nova geração, visto que a NVIDIA parece ter planos para apostar forte e feio na nova memória VRAM GDDR7 para pelo menos as placas mais poderosas e mais caras da sua nova geração RTX 50.
Porém, a AMD não parece estar muito interessada em fazer um investimento similar.
NVIDIA está a comprar memória super rápida! A AMD não…
Portanto, segundo Moore’s Law is Dead, a NVIDIA é a única fabricante de placas gráficas a comprar grandes quantidades de memória GDDR7 às fabricantes de chips VRAM (Micron, Samsung e SK Hynix).
Entretanto, enquanto a NVIDIA faz esse investimento, a AMD parece estar focada apenas em memória GDDR6 de 20Gbps para as suas placas Radeon RX 7000, e muito provavelmente também para a PlayStation 5 Pro que deve chegar ao mercado em 2024.
Isto provavelmente significa uma confirmação dos muitos rumores que têm chegado à Internet, de que a AMD não se quer envolver na gama mais alta do mercado de placas gráficas na nova geração.
Entretanto, para ter noção da diferença nas velocidades de memória, a Samsung já tem chips GDDR7 capazes de chegar aos 37Gbps. É quase o dobro da largura de banda! Especialmente comparativamente aos 23 Gbps que podemos encontrar na atual RTX 4080 Super. (É a placa gráfica NVIDIA que usa chips de memória VRAM mais rápidos da atual geração.)
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Será uma grande aposta da NVIDIA para todas as placas gráficas, ou apenas para as placas mais poderosas e por isso mais caras? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!