Ainda se lembra das demos de jogos? Estão a regressar!

As demos de videojogos costumavam ser algo muito habitual. Isto desde os discos e disquetes incluídos nas revistas até às versões de teste descarregáveis que podiam ser jogadas indefinidamente. Mas quando a era digital chegou, as demos de jogos começaram a desaparecer. Felizmente, essa tendência parece estar a inverter-se.

Ainda se lembra das demos de jogos? Estão a regressar!

As primeiras revistas de computadores apresentavam normalmente disquetes com demos. Ainda me recordo de uma revista portuguesa chamada Spooler que trazia vários conteúdos feitos também pelos leitores que era um verdadeiro sucesso. Mais tarde, as revistas de PC passaram a usar CDs de demonstração, que podiam armazenar muito mais dados. Nos primórdios da PlayStation 1 e 2 e da Xbox original, os discos de demonstração eram uma dúzia. Podia encontrá-los nas prateleiras das lojas.

Ao colocar um disco de demonstração no seu PC ou consola, recebia trechos de níveis de futuros jogos de vídeo, permitindo-lhe experimentá-los e ver o que poderia querer jogar no futuro.

Por vezes, os editores até colocavam demos de outros jogos como conteúdo bónus num título completo. Era como uma porta de entrada para um jogo que, de outra forma, nunca jogaria, com a garantia de que, se não gostasse, não haveria custos irrecuperáveis que me obrigassem a continuar a jogar.

Experimente antes de comprar

A perda das demos de jogos tornou mais difícil para os jogadores sentirem a sensação de um jogo antes de ser lançado. Claro que tinha as antevisões das revistas, os trailers de jogabilidade e (talvez) os playthroughs do YouTube, mas nada substitui jogar o jogo por si próprio. Especialmente com o recente aumento de preços na atual geração de consolas, poder experimentar um jogo antes de se comprometer com 70 ou mais Euros é mais importante do que nunca.

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Embora alguns jogos tenham testes gratuitos que lhe permitem jogar durante um determinado período de tempo sem custos adicionais, estes estão frequentemente bloqueados por subscrições pagas, como o PlayStation Plus. Durante algum tempo, este foi o principal método de “experimentar antes de comprar”, uma vez que as demos gratuitas eram apenas relegadas para um jogo indie ocasional na maior parte das vezes.

Demos de videojogos na era digital moderna

Com a PS3 e a Xbox 360, surgiu o mercado digital e a distribuição mais acessível de demos de videojogos. Já não precisa de ir buscar um disco físico ou gastar dinheiro para experimentar os novos. Com apenas uma ligação à Internet, podia descarregar demos de centenas de jogos diferentes e experimentá-los de forma totalmente gratuita.

No entanto, à medida que esta geração de consolas foi perdendo força, o mesmo aconteceu com a tendência das demos jogáveis. As demos tornaram-se muito menos comuns na altura em que a PS4 e a Xbox One arrancaram, dando lugar a um maior enfoque nos serviços de subscrição e no modo multijogador online.

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No entanto, ao navegar na PlayStation Store recentemente, surgiu uma secção “Demos”. Cliquei um pouco e vi demonstrações como Resident Evil 4 VR Mode, Prince of Persia: The Lost Crown e até Tekken 8. Todas elas são gratuitas para descarregar e permitem-lhe jogar uma pequena parte sem quaisquer limites ou restrições de tempo.

Muitas destas mesmas demos estão também disponíveis na Xbox e no PC através do Steam. Até a Nintendo Switch tem a sua quota-parte de demonstrações hoje em dia.

Agora, mesmo sem um serviço de subscrição pago, uma maior seleção de programadores começou a lançar demos jogáveis gratuitamente.

Embora hoje em dia seja mais fácil do que nunca avaliar o seu interesse num título futuro, poder experimentar por si próprio pode abrir novas perspectivas que podem mudar a sua opinião sobre um título futuro.

Se os consumidores ávidos de videojogos querem manter-se na vanguarda do mercado, então temos de garantir que estas demos se mantêm. Se há um jogo em que está vagamente interessado, veja se tem uma demo e experimente-a primeiro. Mantenha as estatísticas de descarregamento elevadas e esperemos que esta tendência se mantenha mais uma vez.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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