Google vai casar em breve todos os dispositivos Android!

Ao longo dos últimos meses, a Google tem estado a trabalhar nos bastidores para lançar mais serviços no Android que funcionem entre dispositivos. Isto para permitir funcionalidades que funcionem nos seus vários smartphones e tablets Android. No entanto, ainda não vimos a estreia destas funcionalidades. Lentamente, no entanto, parece que as coisas estão a compor-se e a Google vai casar em breve todos os dispositivos Android.

Google vai casar em breve todos os dispositivos Android!

Tecnicamente, os “Cross-Device Services” já existem no Android, com uma aplicação com o mesmo nome a ser utilizada para ativar as ligações do Chromebook no Android. Estes incluem o streaming de aplicações e outras funcionalidades de ligação entre o Android e o ChromeOS. Mas, em segundo plano, a Google tem estado a trabalhar noutras funcionalidades que funcionam entre dispositivos Android normais.

Como já foi descoberto anteriormente, os “Grupos de dispositivos” no Android permitiriam aos utilizadores ligar vários dispositivos Android e ativar determinadas funcionalidades. Uma delas incluía a capacidade de transferir uma videochamada entre dispositivos.

Agora, as coisas parecem estar a aproximar-se do lançamento.

Google dispositivos Android

Como o AssembleDebug mostra no Twitter/X, o Google Play Services está a construir (mas ainda não está a lançar) a secção Cross-Device Services. Esta aparece nas definições do Play Services numa secção renomeada “Dispositivos e partilha” que parece substituir a secção “Ligações de dispositivos” existente.

Em “Serviços para vários dispositivos”, existem três funcionalidades.

“Transmissão de chamadas” é a capacidade já mencionada de partilhar chamadas de vídeo entre dispositivos, enquanto uma secção para “Partilha de Internet” suportaria a partilha de um ponto de acesso (presumivelmente activando-o a partir de outro dispositivo), bem como a partilha da sua palavra-passe Wi-Fi com dispositivos próximos no grupo de dispositivos. Parece não haver limite para o número de dispositivos que podem juntar-se a um grupo. Pelo menos com base nesta demonstração inicial.

Resta saber quando é que isto chega. Note-se que o menu se ativou manualmente como parte do Play Services v24.06.12, que está à frente da atual versão estável, v24.03.15.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também