As tentativas de phishing são uma ocorrência diária. Isto porque são uma das formas mais fáceis das pessoas extorquirem dinheiro ou roubarem os seus dados pessoais de forma discreta. Estas tentativas aparecem como comunicações aparentemente genuínas de bancos e outras empresas. Embora os serviços de correio eletrónico tenham amadurecido o suficiente para detetar e bloquear automaticamente a maioria das tentativas de phishing, o ónus de detetar e evitar tentativas de fraude continua a ser do utilizador com a maioria das aplicações modernas de mensagens instantâneas. O WhatsApp pode não estar na vanguarda da guerra contra estas ameaças, mas uma nova funcionalidade garante a proteção contra spam no ecrã de bloqueio.
WhatsApp ganha maior proteção contra spam no ecrã de bloqueio
O WhatsApp é muito popular em muitas partes do mundo. Uma vez que as contas estão ligadas a números de telefone, qualquer pessoa com o seu número pode contactá-lo através da aplicação. Isto facilita o contacto direto por parte de pessoas mal intencionadas. No entanto, o WhatsApp apresenta alertas de aviso mesmo por baixo das informações de contacto do remetente. Isto quando recebe mensagens de números desconhecidos. Também verá um botão de Bloqueio proeminente ao lado do botão Adicionar aos contactos para essas conversas, mas terá de abrir a conversa para tocar na mensagem ou, no mínimo, bloquear o remetente da sua lista de conversas.
Recentemente, o WhatsApp enviou uma mensagem aos utilizadores através do seu identificador oficial. Assim anunciou uma nova funcionalidade em que pode bloquear mensagens de um contacto desconhecido diretamente a partir do ecrã de bloqueio. Num vídeo rápido, a empresa explicou que, se uma mensagem tiver todas as características de tentativas de phishing ou outras fraudes, pode expandir as acções rápidas no seu ecrã de bloqueio e clicar na opção Bloquear, mesmo ao lado do botão Responder.
Mensagem secundária
O WhatsApp pode apresentar uma mensagem secundária para denunciar o contacto. Para tal, basta tocar na caixa de verificação da opção Denunciar contacto e, em seguida, premir Bloquear para confirmar a sua ação na janela pop-up. As últimas cinco mensagens do remetente serão partilhadas com o WhatsApp, e esperamos que todos os dados fornecidos pelo utilizador abram caminho para um sistema inteligente e automático de prevenção de spam. Uma vez que este sistema de bloqueio de contactos está disponível no seu ecrã de bloqueio, também está disponível na sua aba de notificações. Em qualquer caso, poupa o esforço de abrir a aplicação e depois o chat, apenas para bloquear mensagens indesejadas.
A funcionalidade está a ser amplamente implementada e já deve estar disponível no seu dispositivo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!