É o fim para estes smartphones da Samsung! O seu está na lista?

Embora a mais recente gama Galaxy S24 receba actualizações durante a maior parte de uma década, a Samsung está atualmente a dizer adeus a alguns dos seus smartphones Android mais antigos, com o suporte e as actualizações de software a terminarem para o Galaxy A51 e outros. Assim é o fim para estes smartphones da Samsung!

É o fim para estes smartphones da Samsung! O seu está na lista?

A política de atualização de software da Samsung varia de dispositivo para dispositivo. No entanto a maioria dos lançamentos modernos recebe pelo menos 4 anos de grandes actualizações do Android e 5 anos de correcções de segurança. Mas mesmo isso é um desenvolvimento bastante recente. Em 2021, a política da Samsung era oferecer 3 anos das principais atualizações do Android e 4 anos de atualizações de segurança. Essa política aplicava-se a dispositivos vendidos em 2019 ou mais tarde, o que significa que estamos a começar a ver dispositivos a saírem do mapa.

Numa atualização recente a Samsung retirou quatro dispositivos de receber atualizações, incluindo o popular Galaxy A51.

Os modelos afetados incluem:

  • Galaxy A01
  • Galaxy A51
  • Galaxy Tab S6 5G
  • Galaxy W20 5G

O Galaxy A51 foi o mais popular do grupo, tendo sido lançado em 2020 e oferecendo uma experiência geral bastante sólida dentro do orçamento. Aliás continua a funcionar muito bem. O Galaxy Tab S6 5G, notavelmente, é apenas uma variante de um tablet um pouco mais antigo que também perdeu o suporte de atualização há algum tempo. Já o Galaxy W20 5G é a versão chinesa do Galaxy Z Fold 2, que ainda está a receber atualizações de segurança no resto do mundo.

Entretanto outros ajustes notáveis no atual âmbito de trabalho de atualização da Samsung incluem que o Galaxy A03 e o Galaxy Tab A8 passaram dos calendários de atualização trimestrais para semestrais. Assim é o último passo antes do fim do suporte de software. A gama Galaxy S24, o Xcover 7 e o Galaxy Tab Active 5 também foram adicionados com suporte mensal.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também