Isto é algo que tivemos a oportunidade de ver ontem na apresentação da Volvo em Lisboa, as baterias estão a ficar mais baratas de produzir em massa, o que muito se deve à redução no valor dos materiais raros e precisosos que lhes dão vida.
Vamos ter mais carros elétricos, a preços mais apelativos? Sim! Porém, não faça já a festa!
Preços das baterias estão a cair! Carros mais baratos!?
Portanto, está a ver a imagem em cima? Aquela queda entre o Q3 de 2022 e Q2 de 2023? Foi uma altura complicada em que os preços dos materiais mais críticos que dão vida às bateriais aumentaram de forma absurda. Porém, com pode ver pela mesma imagem, as margens brutas na produção de carros elétricas voltou a aumentar de forma muito significativa no final de 2023, e continua a aumentar no início de 2024.
Isto porque os preços voltaram a baixar, e talvez mais importante que isso, a estabilizar.
É também muito por aqui que temos visto algumas fabricantes de automóveis elétricos a baixar os seus preços de forma bastante significativa, como é o caso mais concreto da Tesla, que está a tentar meter alguma pressão nas rivais diretas.
Porém, como dissemos em cima, não pense que isto vai significar gigantescas quedas de preço já em 2024. Isso não vai acontecer. Podemos ter algumas quedas de preço aqui ou ali, em algumas guerras fruto da rivalidade entre marcas.
Mas, a partir de 2025 já vamos ver algumas coisas muito interessantes! Isto na altura em que também vamos começar a presenciar o lançamento dos primeiros elétricos focados na barreira dos 25 mil euros.
Mais concretamente, os analistas da Goldman Sachs apontam que o mercado de carros elétricos vai chegar a um nível de maturidade tal, que vai ser capaz de atingir uma paridade de custos, sem subsídios, relativamente aos atuais veículos a combustão. Quando? Meados desta década, ou seja, 2025~2026.
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