YouTube vai ordenar vídeos pela cor e isto são más notícias!

O YouTube, a Netflix, o TikTok e algumas das melhores aplicações de entretenimento no Android orgulham-se dos seus sistemas de recomendação de conteúdos. Assim definem o perfil dos utilizadores para compreender as suas preferências e apresentar os conteúdos em conformidade. O YouTube tem-se mantido competitivo com Shorts e filtros para recomendações. No entanto a sua mais recente alteração leva as coisas um passo à frente. O YouTube vai ordenar vídeos pela cor! Acredita?

YouTube vai ordenar vídeos pela cor e isto são más notícias!

A recomendação de conteúdos foi concebida para manter o utilizador interessado numa aplicação. Isto por sua vez, dá-lhe mais oportunidades de apresentar anúncios e ajuda os criadores a ganhar mais dinheiro. O TikTok é conhecido por ter um dos melhores motores de recomendação do mercado. No entanto, o YouTube Shorts está muito próximo. Ainda assim, os vídeos mais longos no separador Página inicial da aplicação são selecionados com base nos históricos de visualização e pesquisa no YouTube, para além de vários outros fatores.

Entretanto a equipa do Lemmy e a do 9to5Google relatam ter visto uma nova opção para filtrar as coisas no seu feed inicial pela cor primária. A opção aparece como um cartão flutuante por cima do primeiro vídeo da lista e pode escolher uma das três cores primárias – vermelho, verde e azul. O filtro de cor aplicado aparece no final da lista de filtros que se desloca horizontalmente por cima dos vídeos recomendados no separador Página inicial e também tem uma cor correspondente.

ordenar vídeos pela cor

O algoritmo parece analisar as miniaturas de vídeo para encontrar a cor dominante. No entanto, as cores não estão relacionadas com estados de espírito ou temas de conteúdo, como seria de esperar. Isso faria sentido no YouTube Music, onde os tons podem corresponder a estados de espírito e, consequentemente, a música, mas é compreensivelmente mais difícil de implementar no YouTube, dada a diversidade de conteúdos. Por exemplo, não é possível associar vídeos de tecnologia de consumo a uma única cor. A filtragem por cor ajudaria. No entanto, os canais que desenvolveram uma identidade de marca em torno de tons, como o preto (mate), o vermelho e o branco do MKBHD ou os temas rosa, laranja e roxo do TheStradman.

Mas qual a razão para isto serem más notícias?

Dito isto, os utilizadores do Lemmy perguntam-se, com razão, porque é que este novo filtro experimental cheira mais a recolha de dados do que a personalização. Podemos não nos aperceber imediatamente, mas a ciência da cor está ligada às decisões de compra a um nível subconsciente. Isto faz com que a preferência de cor seja uma informação valiosa para os anunciantes. Através desta experiência, o YouTube poderia traçar o perfil das preferências de cor dos utilizadores. Também ajudar os anunciantes da sua plataforma a adaptar os seus segmentos para atingir grupos específicos de pessoas de forma mais eficaz.

Felizmente, o utilizador não é obrigado a ordenar por cor (ainda) – pode fazê-lo se achar intrigante, mas também pode passar ao lado da sugestão.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também