O ano de 2007 foi o ano oficial em que o icónico Mini Clubman chegou ao mercado pela primeira vez. Marcando assim um momento histórico para a marca que apresentou aos compradores uma carrinha “mini”, várias linhas do estilo hatchback à mistura, bem como a nova porta traseira redesenhada divida de forma vertical.
O tempo passa rápido! O Clubman chegou ao fim da sua produção 17 anos depois!
Assim sendo, o Mini Clubman sai do leque de ofertas destas fabricantes para abrir caminho a um outro Mini que o substitui de forma direta. Denominado de Mini Aceman, como deve imaginar, esta é a nova oferta 100% elétrica da empresa para o mundo automóvel.
Fabrica de produção do Clubman está situada em Plant Oxford!
Portanto, agora com o final da sua produção a Mini quer abrir espaço para o novo crossover Aceman e até para as novas versões do Mini Cooper. Contudo, o novo Cooper ainda pode ser comprado em versões a gasolina em variantes de três portas, cinco portas e até em conversível.
Ainda assim, vale a pena salientar os planos que apontam para 2030 como o ano em que esta mesma fábrica em Plant Oxford vai mudar a sua produção para apenas modelos 100% elétricos. Num investimento brutal combinado com a BMW que chega a superar os 600 milhões de euros.
Em suma, durante os seus quase 20 anos no mercado o Mini Clubman arrecadou uma grande variedade de motorizações ao dispor. Variam desde o motor 1.4 L a gasolina até ao 2.0L a gasóleo. Com uma disposição de caixas de velocidades manuais e automáticas que até estas receberam atualizações durante a sua vida.
Contudo, a verdade é que tal como muitas outras empresas, a Mini está a apostar forte e feio na eletrificação e traz consigo uma serie de vítimas. Com as empresas a acabar com a produção de certos modelos para poderem avançar no mundo dos elétricos.
Ademais, o que pensa sobre o fim do Mini Clubman? Partilhe connosco a sua opinião sobre a aposta sério das fabricantes nos 100% elétricos nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!