Escolha este programa na máquina máquina de lavar roupa!

Se não utilizar corretamente as regulações da sua máquina de lavar roupa, a sua roupa pode ficar danificada, a sua fatura de energia será mais elevada do que o necessário e o aparelho não irá durar tanto tempo como deveria. É por isso que é importante familiarizar-se com as definições e os ciclos da sua máquina de lavar roupa e certificar-se de que os está a utilizar corretamente. Assim leia isto e só depois escolha o programa na máquina de lavar roupa.

Escolha este programa na máquina máquina de lavar roupa!

Ciclos da máquina de lavar roupa

Em primeiro lugar, vejamos os ciclos da máquina de lavar roupa. As máquinas de lavar roupa vêm com uma seleção de ciclos e programas, pelo que é importante saber quais são os mais adequados para determinados tipos de roupa e peças de vestuário. Conhecer os ciclos da máquina de lavar roupa ajudá-lo-á a lavar a sua roupa em segurança, sem causar danos.

O ciclo do algodão

Um dos ciclos mais utilizados é o ciclo do algodão. Este ciclo adequa-se à limpeza de vestuário de algodão ou de vestuário que necessite de uma lavagem mais forte para remover nódoas. Isto inclui artigos como lençóis, toalhas, roupa branca, meias e qualquer outra peça de vestuário muito suja. Este ciclo deve ser utilizado com uma definição de centrifugação alta para acelerar o tempo de secagem das peças mais pesadas.

O ciclo sintético

O ciclo sintético deve ser utilizado para a lavagem quotidiana de materiais sintéticos ou mistos que estejam moderadamente sujos ou sujos. Isto inclui roupa desportiva de poliéster, calças de ganga e camisolas. Esta definição é ideal para artigos que necessitam de uma lavagem ligeiramente mais suave e deve ser utilizada com uma velocidade de centrifugação mais baixa.

Color clothes in washing machine. inside view

O ciclo delicado

O ciclo delicado proporciona uma lavagem de baixa agitação mais adequada para a limpeza de roupa mais delicada ou frágil. Este ciclo proporciona uma velocidade de centrifugação mais baixa e é mais adequado para materiais como a seda, a lã, a lingerie, as malhas delicadas e as blusas.

O ciclo de lavagem rápida

O último dos ciclos a abordar é o de lavagem rápida. Este ciclo é ideal se estiver com pressa, pois muitas máquinas podem completar um ciclo de lavagem rápida em meia hora. O ciclo desta lavagem acelera-se e utiliza também uma centrifugação de alta velocidade para acelerar o tempo de secagem. No entanto, a lavagem rápida só é recomendada para roupa pouco suja e não é adequada para tecidos delicados.

Definições da velocidade de centrifugação

Por vezes, a velocidade de centrifugação da sua roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade da sua máquina de lavar roupa, há algumas coisas que deve saber.

A velocidade de centrifugação mede-se em RPM (rotações por minuto). Ou seja, o número de vezes que o tambor roda num minuto. As velocidades de centrifugação mais elevadas adequam-se a uma limpeza mais profunda e para a remoção de nódoas. A velocidade também aumenta o tempo de secagem, diminuindo assim o tempo que a roupa passa na máquina de secar e poupando energia. As velocidades de centrifugação mais baixas proporcionam menos agitação, pelo que são melhores para o cuidado dos tecidos e evitarão que as suas peças de roupa delicadas fiquem demasiado amarrotadas. No entanto, as velocidades de centrifugação mais baixas também têm menos poder de limpeza e de remoção de nódoas.

Definições de temperatura

Muitos ciclos da máquina de lavar roupa permitem-lhe também escolher a temperatura juntamente com a definição da velocidade. Escolher a temperatura correcta é muito importante para garantir que a sua roupa não encolhe ou fica danificada durante um ciclo. As etiquetas de conservação incluem geralmente a temperatura mais elevada a utilizar numa peça de roupa, mas, mesmo assim, é muito útil familiarizar-se com as definições de temperatura.

máquina de lavar roupa botão

As lavagens a 60°C ou superiores são melhores para remover nódoas difíceis e níveis elevados de bactérias. No caso das mornas de cerca de 40°C são melhores para artigos que estão em contacto direto com o corpo, como a roupa interior. As lavagens a frio, que variam entre 15°C e 30°C, devem-se utilizar para artigos com sujidade mais ligeira a moderada. A lavagem a temperaturas mais baixas também ajuda a proteger as roupas de cores vivas e as peças de vestuário de desbotarem ou tingirem outras peças.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também