A Qualcomm domina o mundo Android, porém, começou a aumentar “demasiado” os seus preços ao longo dos últimos anos. Sendo muito provavelmente por isso que a Samsung decidiu voltar a sua velha estratégia de dividir para conquistar, ao equipar os modelos base do Galaxy S24 com um processador Exynos, em vez do mais recente, mais poderoso, mas significativamente mais caro Snapdragon 8 Gen3.
Dito tudo isto, como o próximo processador da Qualcomm deve ser ainda mais caro, com vários rumores a apontar para um encarecimento entre os 25% e 40%, a MediaTek decidiu tentar arrastar a asa à maior e mais popular fabricante de aparelhos Android… A Samsung!
MediaTek quer a Samsung do seu lado. Até faz desconto!
Portanto, é inegável que a MediaTek ainda tem uma imagem muito associada à gama baixa e média do mundo dos smartphones. Porém, não se deixe enganar, a grande rival da Qualcomm já anda a desenvolver e a lançar SoCs incrÃveis há vários anos. Aliás, na gama mais alta, apesar de discutÃvel, a realidade é que a MediaTek oferece alternativas tão boas ou superiores à s da Qualcomm.
Sendo exatamente por isso que numa altura em que a Qualcomm planeia aumentar ainda mais os preços, a MediaTek decidiu começar alguns contactos com a Samsung para equipar os seus aparelhos topo de gama de nova geração. Ou seja, a MediaTek quer processadores Dimensity 9400 nos Galaxy S25, em vez dos esperados Qualcomm Snapdragon 8 Gen4. Chegando até ao ponto de oferecer avultados descontos à gigante Sul Creana.
Porém, a verdade é que a Samsung tem um acordo assinado com a Qualcomm, o que muito provavelmente não vai permitir o avançar desse “sonho”. Isto pelo menos por enquanto. Ainda assim, a MediaTek quer começar a entrar na gama baixa e média da Samsung, para começar a ganhar mais nome no mercado.
Por isso, a acontecer, não vai ser já no próximo ano. Ainda assim, é preciso ter em consideração que o acordo entre a Samsung e Qualcomm parece terminar em 2025. Por isso, existe espaço para uma grande aposta da MediaTek nesta relação com as armas apontadas para os Galaxy S26, e possivelmente também a totalidade dos dobráveis Samsung.
Antes de mais nada, acha que a Samsung se metia com a MediaTek, deixando a Qualcomm para trás? Ou mais cedo aposta a 100% nos processadores Exynos, tornando-se independente de fabricantes de fora? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!