Quer se trate da ideia de que as máquinas de lavar loiça custam mais do que a lavagem à mão, ou que a utilização de um forno elétrico é dispendiosa, há verdadeiros mitos que as pessoas seguem mas que não deviam. É que na prática isto não vai reduzir a sua conta da luz!
Eletrodomésticos: cuidado isto não vai reduzir a sua conta da luz!
As máquinas de lavar loiça custam mais do que a lavagem à mão
Entre uma máquina de lavar louça e lavar a louça à mão, só há um vencedor económico: a máquina de lavar louça. Lavar a loiça à mão representa quatro por cento do consumo médio de água de um agregado familiar, ao passo que as máquinas de lavar loiça representam apenas um por cento.
Isto inclui lavar a loiça enquanto se deixa a torneira aberta, um erro comum que leva a que mais famÃlias fiquem sem dinheiro para pagar as contas da energia.
A utilização de uma máquina de lavar louça também ajuda a garantir que a água está à temperatura certa para limpar bem a louça.
Há um equÃvoco comum de que o ciclo ecológico consome mais energia porque leva um pouco mais de tempo para completar um ciclo.
Na verdade, cada configuração ecológica lava a loiça a temperaturas mais baixas e utiliza muito menos água. Isto significa que, em média, as funções económicas consomem menos 30 por cento de energia e água quando comparadas com uma função normal.
As máquinas de secar roupa são caras de mais
Quando se comparam as máquinas de secar roupa com a secagem ao ar livre, um mito comum é o de que as máquinas de secar roupa não são rentáveis e acrescentam custos enormes às faturas.
No entanto, de acordo com os especialistas isto simplesmente não é verdade. Uma máquina de secar roupa com bomba de calor custa, em média, 63 cêntimos por ciclo. Ou seja, dependendo das máquinas isto não será uma fortuna.
Usar um forno elétrico é caro
Muitas famÃlias têm relutância em comprar um forno elétrico por receio de que possa custar uma fortuna em eletricidade, mas de acordo com os especialistas, estes consomem muito menos energia do que se pensa.
Em média, um forno elétrico representa apenas oito por cento da fatura total de eletricidade da sua casa, uma fração Ãnfima se considerarmos que um frigorÃfico representa cerca de 30 por cento.
No entanto, é sempre bom ter cuidado ao utilizar o forno, pois não se quer desperdiçar energia desnecessariamente.
Os eletrodomésticos não consomem energia no modo de espera
Um mito comum é o de que os eletrodomésticos não consomem energia no modo de espera. Infelizmente, isto é falso. Quando um aparelho como o televisor ou o micro-ondas está em modo de espera, continua a consumir um volume considerável de eletricidade.
Em vez disso, desligue a ficha no interrutor ou simplesmente retire-a para se certificar de que os seus aparelhos não estão ligados.
m alternativa, pode recorrer à tecnologia de casa inteligente, que lhe permitirá controlar os seus aparelhos com o simples clique de um botão. Mantenha-se atento ao modo de espera e notará uma alteração nas suas contas de eletricidade.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!