Não é grande novidade dizer que não sou o maior fã da PlayStation Portal, o recentemente lançado aparelho de streaming da Sony, que finge ser uma consola portátil, mas não é bem uma consola portátil.
Porém, tenho de salientar que a questão aqui não é o produto em si ser mau, que não é.
A PlayStation Portal é um produto que funciona, e que até cumpre muito bem a missão que a Sony meteu à sua frente, especialmente se tiver uma boa ligação à Internet para aproveitar a sério o streaming.
O meu problema com as escolhas da Sony está na oportunidade perdida!
Porém, parece que alguém andou a ler tudo o que andei a escrever em 2023. Afinal de contas, novos rumores e leaks apontam para uma Sony pronta a desenvolver uma nova consola portátil, que desta vez não vai fingir nada, e que vai ser capaz de jogar todos os títulos PS5 e PS4.
Caso para dizer… Finalmente!
PS5 Portátil: Finalmente! Vai mesmo acontecer!
Portanto, na altura do lançamento da PlayStation Portal, afirmei que a consola deveria ser na realidade uma PS5 Portátil, um pouco ao estilo daquilo que a Microsoft tinha feito com a sua mais recente geração de consolas Xbox.
De forma mais concreta, a PlayStation 5 continuaria a ser a consola de destaque, como é o caso da Xbox Series X, isto enquanto a consola portátil serviria como uma Xbox Series S.
Isto significaria que a PS5 Portátil seria mais limitada em termos de resolução e framerate, porém, iria conseguir jogar todos os jogos lançados para a PS5 e PS4, pelo menos a Full HD e a 60Hz. Tudo isto “offline”, com todo o processamento a acontecer na consola propriamente dita.
Bem… Eu pagaria para ter esta consola! Isto mesmo que não existissem jogos criados de raíz para esta PS5 Portátil.
Pois bem, a Sony parece ter estado atenta a todo o feedback da comunidade, e como tal, está mesmo a fazer uma nova parceria com a AMD para criar um sistema muito parecido a este.
Porém, ainda temos muito que esperar…
Ao que tudo indica, a Sony está realmente a trabalhar numa nova consola PlayStation Portátil.
Porém, além de não existirem planos para chamar esta consola de PSP 2 ou PSVita 2, porque muito provavelmente não vai ser uma consola independente. Parece que o hardware só vai chegar ao mercado quando a PS6 já for uma realidade, existindo a possibilidade de que a mesma seja lançada ao mesmo tempo da nova consola “caseira” da Sony, em 2026 ou 2027.
De forma muito concreta, esta consola vai ser capaz de jogar a grande maioria dos jogos PS5, bem como todos os jogos PS4. Porém, no lado da PS6, é muito provável que esta consola também sirva como sucessora à atual PlayStation Portal… Ou seja… Apenas e só via Streaming.
Antes de mais nada, o que pensa sobre esta consola? Comprava? Mesmo que apenas saia em 2026 ou 2027? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!