Uma funcionalidade de longa data da Pesquisa Google está oficialmente a desaparecer, uma vez que as páginas Web colocadas em cache deixarão de estar disponíveis nos resultados de pesquisa.
Uma função na Pesquisa Google está quase a desaparecer!
Nos últimos meses, poderá ter reparado na Pesquisa Google que a ligação “em cache” tem aparecido com menos frequência. Acontece que isso é propositado, uma vez que a Google retirou discretamente a funcionalidade.
Em resposta a uma pergunta sobre o link em cache no Twitter/X, Danny Sullivan, responsável pela pesquisa do Google, confirmou oficialmente que, sim, as páginas Web em cache já não estão acessíveis através dos resultados de pesquisa.
O botão “em cache” apareceu, durante anos, ao lado de todos os resultados de pesquisa para mostrar uma versão ligeiramente mais antiga da página web, tal como foi capturada e vista pelo Google. Muitas vezes, isto era útil para localizar uma alteração recente num site ou para aceder a informações quando uma página estava em baixo. Há alguns anos, a hiperligação aparecia num menu de transbordo junto a um resultado de pesquisa, mas nos últimos anos passou para a sobreposição “Acerca deste resultado”.
Por enquanto, ainda é possível utilizar o operador “cache:[inserir URL]”
Isto para aceder a estas páginas, mas essa funcionalidade também vai ser removida em breve.
Infelizmente, o post de Sullivan não explica o motivo pelo qual o Google removeu essa função. No entanto o link “em cache” já não está mais visível na Pesquisa há algum tempo.
“Ei, estou a pôr-me a par. Sim, foi removido. Eu sei, é triste. Eu também estou triste. É uma das nossas funcionalidades mais antigas. Mas destinava-se a ajudar as pessoas a aceder a páginas quando, há muito tempo, não se podia depender do carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito. ”
Sullivan também dá uma opinião pessoal. Assim teoriza um futuro em que a ligação “em cache” substitui-se por uma ligação para a captura de uma página web pelo The Internet Archive.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!