Microsoft Edge tem o segredo para bater o Chrome no Android

O Google Chrome foi concebido com base no Chromium, que também alimenta outros browsers populares no Android, como o Opera, Brave, Samsung Internet, Edge, Kiwi Browser e vários outros. As bases deste sistema proporcionam-nos uma sincronização conveniente entre sistemas operativos. No entanto, um dos maiores problemas tem sido a falta de paridade de funcionalidades entre as versões desktop e móveis. Curiosamente, a Microsoft pode acabar com tudo isto ao adicionar suporte para extensões no Edge para Android.

Microsoft Edge tem o segredo para bater o Chrome no Android

Por base, o Chromium não suporta extensões em dispositivos móveis. É por isso que as que estão disponíveis na Chrome Web Store só nos servem em computadores. A loja oferece uma longa lista de ferramentas úteis que vão desde leitores de ecrã, gestores de listas de leitura, revisores, assistentes de compras e, agora, ferramentas de IA. Embora a Google esteja a melhorar o Chrome para Android o suporte para extensões não foi alterado.

No entanto, alguém está a trabalhar nisso. O especialista @Leopeva64 relatou no X (antigo Twitter) que a Microsoft está a trabalhar no suporte para extensões na última versão Canary do Edge para Android. A versão mais recente apresenta uma nova flag. Quando ativada habilita um botão de extensão da aplicação.

edge://flags/#edge-extensions-android

Outro utilizador do X revela que existem dois URLs que pode visitar para instalar as várias extensões disponíveis. Inclusivamente um bloqueador de anúncios e uma ferramenta que força o modo escuro em todos os sites.

edge://extensions/

edge://extensions-internals/

Uma vez ativadas, as funcionalidades para gerir as extensões instaladas, controlar as suas permissões e removê-las, se necessário, são todas comparáveis à interface de utilizador do Edge para computador. As capturas de ecrã do Leopeva64 revelam que pode tocar no botão de três pontos ao lado de qualquer extensão instalada para a desativar temporariamente, ver mais informações sobre a mesma, revogar/conceder permissões ou removê-la completamente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também