Quando se pensa na Microsoft, pode até pensar nos portáteis Surface ou consolas Xbox, porém, vai muito provavelmente pensar naquele que é o seu produto mais icónico e importante… O Sistema Operativo Windows.
Porém, apesar de ser inegável dizer que o Windows é icónico, dizer que este é o produto mais importante da Microsoft pode ser um perfeito exagero. Afinal de contas, até o departamento de jogos da gigante Norte-Americana ultrapassou as receitas do Windows no mais recente relatório de contas da empresa.
Microsoft: Jogos já fazem mais dinheiro que o Windows!
Curiosamente, após o anúncio oficial da aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft começou o ano de 2024 com o despedimento coletivo de cerca de 2000 empregados. O que possivelmente poderia ser um mau sinal para uma gigante como a Microsoft, mas… Não! Depois dos despedimentos, os executivos da Microsoft apresentaram contas incríveis capazes de meter um sorriso no investidores e acionistas.
O que em parte também se deve à performance da Microsoft em vários departamentos extra-Windows, como é o seu departamento de jogos. Afinal, depois da aquisição da Activision Blizzard, este departamente é facilmente um dos maiores da indústria! O que já se começa a notar em Euros a sério, visto que o departamento de jogos da Microsoft saltou para mais de 7 mil milhões de euros em receitas.
O Windows já não é o produto mais importante da Microsoft há algum tempo!
Ver os jogos a ultrapassar o Windows é giro, porém, há algum tempo que o SO deixou de ser a galinha de ovos de ouro para a Microsoft. Em vez disso, a grande maioria do volume de receitas chega a partir do Office, bem como dos serviços na Nuvem.
A Microsoft está frágil no mundo mobile, mas está a crescer a um bom ritmo!
Como dissemos aqui, a Microsoft não tem uma forte presença no mundo mobile. Especialmente após a desistência talvez demasiado apressada no lado do Windows Mobile! Porém, a Microsoft cresceu 61% em termos de receita, e ao que tudo indica, tem espaço para crescer mais um pouco nos próximos trimestres.
Especialmente se a gigante Norte-Americana for capaz de tirar partido de todos os investimentos que tem feito na IA, e também no lado dos já mencionados jogos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!