Manter as aplicações e o sistema operativo atualizados garante que tem as mais recentes funcionalidades suportadas nos seus dispositivos e também o protege de falhas de segurança exploradas por pessoas mal intencionadas. No Android, a Google facilita o acesso a actualizações de aplicações através da Play Store e a actualizações do SO através do Play System. Os programadores de aplicações também têm a liberdade de pedir aos utilizadores que atualizem os seus dispositivos se ainda estiverem a utilizar versões desatualizadas. No entanto, isto nem sempre resulta. Como tal, a Google vai certificar-se de que instala os updates para as apps!
Google vai certificar-se de que instala os updates para as apps!
As actualizações de aplicações no Android são entregues através da Google Play Store, onde os utilizadores podem visitar a secção Gerir aplicações e dispositivos para verificar se existem actualizações. A Google também facilita a instalação de todas as actualizações pendentes com um simples toque ou a configuração da atualização automática. Em alternativa, os programadores de aplicações podem apresentar alertas na aplicação em versões mais antigas, pedindo aos utilizadores que actualizem. No entanto, não existe um padrão.
Numa atualização recente no Blogue de Programadores Android, a Google partilhou uma nova ferramenta que irá solicitar aos utilizadores a atualização.
Uma vez ativada para versões desatualizadas de uma aplicação, aparecerá como uma notificação em ecrã inteiro com acesso imediato ao botão Atualizar na Play Store. Outra implementação que vimos na aplicação Google Opinion Rewards mostrava um cartão com o botão Atualizar. Esta colocação proeminente e conveniente do botão poupa aos utilizadores alguns toques. Também redirecionamentos antes de a aplicação começar a ser atualizada. É também uma forma eficaz de transmitir uma sensação de urgência ao utilizador, especialmente se o programador atualizar o registo de alterações na Play Store com as últimas alterações.
Entretanto para implementar este aviso de atualização, os programadores de aplicações podem navegar até à secção de Lançamentos da Google Play Console e selecionar as versões desatualizadas das aplicações. A Google explica que a implementação também é possÃvel através da Play Developer API. No entanto as versões das aplicações visadas têm de se criar como pacotes de aplicações. No entanto, este aviso de atualização é bastante simples de integrar, mesmo que um programador nunca tenha integrado um aviso de atualização personalizado antes.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!