Apple está a desenvolver 4 modelos de IA. Quais são?

Não é novidade para ninguém que a Apple está atrasada para a festa da Inteligência Artificial. Mas isto não é bem defeito, é mais feitio. Ou seja, a gigante Norte-Americana prefere nunca ser a primeira, para tentar fazer as coisas de forma diferente, especialmente quando todas as suas rivais já tentaram fazer alguma coisa e as falhas estão à vista de todos.

Pois bem, o IA da Apple deve chegar ao iPhone e restantes aparelhos do seu ecossistema na altura do lançamento do iOS 18. Sendo exatamente por isso que já temos muita coisa boa em teste.

Apple está a desenvolver 4 modelos de IA. Quais são?

Portanto, como deve imaginar, estamos a falar de IA generativa, com implicações um pouco mais interessantes face a tudo aquilo que já temos no mercado.

Dito isto, uma das principais funcionalidades parece dar algumas novas funcionalidades à Siri, como é a resposta a perguntas complexas, ou resumo de textos (e-mails, mensagens, etc…), chamadas, ou até reuniões.

Curiosamente, para conseguir oferecer estas funcionalidades, a Apple está a testar 4 modelos de IA com o iOS 17.4. O AjaxGPT que é propriedade Apple, ChatGPT e Google FLAN-T5. Existe um quarto que ainda não sabemos qual é.

Entretanto, em vez de investir em servidores para oferecer IA na Nuvem, a Apple parece querer aposar forte e feio em processamento local. Algo interessante visto que anula uma possível subscrição mensal como a Samsung está a planear, e é também mais seguro para os utilizadores, visto que a sua informação não anda a “voar” entre o iPhone e os servidores da Apple.

Fica a questão… Será o SoC da Apple capaz de lidar com tudo isto enquanto o mais recente Snapdragon não é? Ou o IA vai ser exclusivo do iPhone 16 Pro?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também